A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS/Natal) realizou um encontro de avaliação e planejamento das ações da pasta, com todos os serviços que atendem direta e indiretamente a população da cidade. O objetivo foi apresentar e discutir pautas para dar continuidade aos projetos e iniciar novas atividades no ano de 2023.

O novo Hospital Municipal de Natal, que será construído no Pitimbu, é tratado como prioridade e os trabalhos de planejamento não medirão esforços para que as obras sejam iniciadas em 2023. O HMN será construído numa área de 26 mil metros quadrados, com sete pavimentos para atender a diversas especialidades, como ginecologia, obstetrícia e atendimento neonatal.

Outro destaque na reunião de planejamento é o olhar diferenciado para as Unidades Básicas de Saúde. Para o primeiro semestre será iniciada a construção da Unidade Básica de Saúde de Village de Prata e paralelamente serão realizadas reformas em várias UBSs obedecendo o cronograma para manutenção preventiva de caixas d’água, acessibilidade, manutenção elétrica e hidráulica de todas as UBSs.

O Vacinando com Natal, projeto que elenca mensalmente uma vacina para ter evidência na imunização, será continuado devido ao sucesso no município. Também continuam as publicações dos boletins epidemiológicos de vários agravos no site da Prefeitura do Natal.

“A importância desse momento de planejamento é entender a realidade de cada setor, por isso a atividade é realizada em grupo. Dessa forma é possível planejar de forma concreta o ano de 2023. Sabemos o que fazer e como vamos fazer, então vamos organizar tudo para tirar as ideias do papel”, afirma o secretário de Saúde de Natal, George Antunes.