“Eu faço histórias para contar histórias”, afirmou o cartunista Maurício de Sousa, criador das histórias em quadrinhos da Turma da Mônica, que participou nesta quinta-feira (09), de uma live com as crianças da Escola Municipal Irmã Arcângela.  A live intitulada “Do Gibi à realidade: Conversando com Maurício de Sousa e a professora Conceição Lourenço” foi promovida e organizada pela unidade de ensino da Rede Municipal de Natal, como parte do Projeto Gibiteca Itinerante Amigos da Leitura.

Durante a live, as crianças puderam fazer perguntas diretamente para o cartunista, muitas delas perguntaram sobre os personagens, como foram criados, o porquê de algumas características específicas, qual foi o personagem que foi criado primeiro e foram prontamente atendidas por Maurício. Em uma das falas do autor ele contou sobre uma curiosidade do personagem Cascão, que relata a realidade de muitas pessoas no Brasil. “Na verdade, o Cascão, gosta sim de tomar banho, mas na casa dele, não tinha abastecimento de água, por isso ele só tomava banho no poço”, explicou o cartunista. A live foi conduzida pela jornalista Anna Alyne Cunha.

O Projeto Gibiteca Itinerante Amigos da Leitura, idealizado pela professora Maria Conceição Gomes Lourenço da Paz, acontece desde 2011 na Escola Municipal Irmã Arcângela, e utiliza dos gibis como forma de incentivar o apreço pela leitura nas crianças. Segundo o estudante do 9º ano, Kauã Lucas Silva Lourenço, de 15 anos, ele participou do projeto quando mais novo, onde aprendeu a ler e hoje Kauã participa como monitor das crianças da Educação Infantil, etapa onde o projeto é aplicado. “Nós somos incentivados a participar do projeto desde pequenos aqui na escola, quando eu era menor, participando como aluno, sempre era incentivado a ser monitor quando crescesse, e dessa forma, estou sendo monitor hoje. Participamos ativamente com as crianças, aplicamos exercícios com elas toda sexta-feira para reforçar o aprendizado”, disse.

Uma das crianças que conversou com Maurício de Sousa foi Maria Eduarda da Silva, que relatou o interesse pelos gibis. “Desde pequena eu tenho gibis em casa, antes de começar a ler, meus primos liam para mim, então eu gosto muito, minha mãe também gosta bastante de Maurício de Sousa”.

“No ano de 2021, a Gibiteca recebeu uma doação de 300 quadrinhos de Maurício de Souza através de uma live do autor via Youtube, depois desse fato, mantive o contato com a equipe de Maurício de Sousa e consegui marcar um encontro virtual, para que os alunos pudessem ter esse contato também”, disse a professora idealizadora do projeto, Maria Conceição Gomes.

“A live com Maurício de Sousa foi um momento fascinante.  Resultado de um projeto de Gibiteca da Escola Municipal Irmã Arcângela que estimula a leitura e a escrita por meio das histórias em quadrinhos. A Secretaria Municipal de Educação de Natal incentiva e apoia projetos como estes que tem um grande potencial na formação de leitores”, ressaltou a chefe do Setor de Ações e Projetos do Ensino Fundamental, Daniele Lacerda.