O natalense está pagando mais caro pelo combustível, em fevereiro. O Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon Natal, identificou aumento no preço de todos os combustíveis, na capital potiguar. O Etanol foi o que mais subiu, 9,38%, em relação ao mês de janeiro.

O Núcleo de Pesquisa, setor responsável pela análise dos dados pesquisados, consulta os preços mensalmente em 84 postos de gasolina na cidade do Natal. O trabalho contempla as quatro regiões da cidade, observando a variação entre o mês atual e o anterior.

Em noventa por cento dos postos foi encontrado reajuste no preço do etanol e da gasolina comum. A pesquisa também encontrou reajuste do diesel comum em 45% dos postos pesquisados. Neste mês até o gás veicular foi reajustado em relação ao mês anterior, ou seja, 14% dos postos aumentaram o preço desse combustível.

Em relação aos valores, o etanol, que no mês anterior tinha preço médio de R$ 4,14, está sendo comercializado nos postos por R$ 4,53, ou seja, um aumento de R$ 0,39 centavos por litro.

O preço médio da gasolina comum este mês foi de R$ 5,57. No mês de janeiro a pesquisa encontrou um preço médio de R$ 5,27. A variação positiva foi de 5,63%, e o custo a mais para o consumidor foi de R $0,30 por litro. Seguindo a mesma tendência a gasolina aditivada teve  variação positiva de 5,36%, com um preço médio este mês de R$ 5,62. No mês passado este combustível era vendido em média por R$ 5,34.

O comportamento do preço do gás veicular também merece destaque. No último quadrimestre do ano passado, a pesquisa identificava este combustível sempre com o mesmo preço de um mês para o outro, ou até mesmo com redução. No entanto, este mês a pesquisa encontrou uma variação de 3,76%, com preço médio em fevereiro de R$ 4,37, e no mês de janeiro o preço médio deste combustível era de R$ 4,21, um aumento para o consumidor de R$ 0,16 centavos por m3.

O diesel, assim como os outros combustíveis pesquisados, teve variação positiva de um mês para o outro.  O diesel comum aumentou 3,21%, e o diesel S-10, 0,96%. O preço médio para este mês foi de R$ 6,63 e R$ 6,79, respectivamente. Já no mês de janeiro o preço médio era de R$ 6,43 e R$ 6,73 respectivamente.

Preços por região de Natal

Analisando os preços dos combustíveis por região, a zona sul possui a gasolina comum e aditivada mais cara, com média de R$ 5,59 e R$ 5,66, respectivamente. No entanto, nesta região a pesquisa encontrou os melhores preços para o diesel comum e o S-10, em média de R$ 6,59 e R$ 6,75, respectivamente.

Na região leste foram encontrados os melhores preços do etanol - em média R$ 4,49, assim como a gasolina comum de R$ 5,56. Esse mesmo preço médio foi encontrado nas regiões oeste e norte. No entanto, nesta mesma região foram identificados os maiores preços para o diesel comum e o S-10, com média de R$ 6,70 e R$ 6,85, respectivamente,

Outro combustível que teve seus maiores preços encontrados nessa região foi o gás veicular de R$ 4,39. Esse mesmo preço também foi encontrado na região norte.

A pesquisa realizada pelo Procon Natal neste mês de fevereiro encontrou variação positiva nos combustíveis, mas também, uma variação muito grande entre o maior e menor preço nas bombas para o consumidor.

É o caso do Etanol que teve variação de 12,22%, onde o maior preço foi de R$ 4,59, praticado em todas as regiões, no entanto, o menor preço de R$ 4,09 foi na região leste. A gasolina comum teve uma variação de 5,63%, onde o seu maior preço foi de R$ 5,59 e estava presente em todas as regiões pesquisadas, mas o menor preço de R$ 5,39 foi encontrado na região norte.

Já o diesel comum teve seu maior preço de R$ 6,99 na região Leste, e o menor preço, a pesquisa encontrou na região sul de R$ 6,13. Isso representa uma variação de 14,03%, entre o maior e menor preço pesquisado.

O gás veicular, que vinha se mantendo com preços estáveis, neste mês a pesquisa observou que 82% dos postos estavam praticando o maior preço (R$ 4,39). Os menores preços de R$ 4,19, foram encontrados nos postos da região leste e sul. A variação entre o maior e o menor preço foi de 4,77%.

Pesquisa completa em: