Nesta quarta-feira (15), a Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico do Município do Natal – Arsban, recebeu em visita técnica o secretário e a gerência da Secretaria Municipal de Saneamento de Recife, para intercâmbio de informações em boas práticas regulatórias.

A visita teve como objetivo estreitar e fortalecer o trabalho dos agentes de saneamento acerca das rotinas administrativas, além de tratar sobre as metodologias aplicadas de forma exitosa na regulação e fiscalização dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário na capital potiguar, bem como o trabalho realizado pela ouvidoria, buscando o aprimoramento no atendimento ao cidadão natalense.

De acordo com o diretor técnico da Arsban, Victor Diógenes, essas visitas são importantes para que se criem regulações fortes na busca do equilíbrio econômico-financeiro e social entre órgãos de saneamento, a população e as empresas prestadoras dos serviços. O diretor guiou a visita do secretário Municipal, Tomé Franca, e de seus gerentes de Planejamento e Desenvolvimento Social, os senhores João Gilberto e Felipe Salgado, respectivamente.

Na conversa, também foi debatida a possível criação de um Fórum de Regulação em Saneamento Básico com as nove capitais da região Nordeste, estreitando os laços entre os agentes de regulação e as secretarias municipais de saneamento, para que haja um maior diálogo e troca de experiências voltadas para a melhoria dos serviços públicos. Por fim, o diretor presenteou os visitantes com kits de materiais criados pelo Departamento Técnico, voltados para a educação sanitária e ambiental.

Vale ressaltar, a Arsban regula, normatiza e fiscaliza os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário desenvolvidos na capital pela Companhia de Águas e Esgotos do RN – Caern, podendo também aplicar sanções nos termos do contrato e das legislações vigentes. Para denúncias e solicitações de serviço, o cidadão pode entrar em contato com a Companhia através dos canais de atendimento próprios (disque 115, site oficial da Caern, atendimento presencial) e agora também pode contar com o aplicativo Natal Digital e realizar seu protocolo através da página da Arsban clicando em “Gere” seu Protocolo.