A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), vai atuar intensivamente através da Guarda Municipal do Natal e da Patrulha Maria da Penha, durante todo o período do Carnaval 2023. A ação planejada em conjunto com o Comando da GMN, visa ampliar a quantidade de rondas e patrulhamento em áreas públicas, além de reforçar a segurança nas unidades municipais de saúde e em todos os polos e eventos que estão sob a responsabilidade da Prefeitura.

A Operação Carnaval 2023 terá início nesta quinta-feira (16), e se estenderá até às 7h da quarta-feira (22), e estará sob o comando do Supervisor Rozivan Valle e do CGA Carlos Alberto Cruz, com um efetivo ampliado por meio de serviço extra, composto por 80 Guardas Municipais que atuarão diretamente no serviço operacional e 20 na Patrulha Maria da Penha, com o apoio de  25 viaturas e 06 motos.

De acordo com a titular da Semdes, Dra. Sheila Freitas, na operação desse ano foi acrescentado o trabalho educativo de prevenção e conscientização que será executado por Guardas Municipais que usarão a camiseta do Bloco da Patrulha Maria da Penha e atuarão entregando panfletos com a campanha “não é não”. “Nosso propósito é que as mulheres tenham conhecimento dos seus direitos, sobretudo diante do que acontece durante o carnaval, que são os assédios”, informou.

O Comandante da Guarda Municipal, Rozivam Valle, destacou a preocupação do prefeito Álvaro Dias em preservar a segurança dos foliões: “A Guarda Municipal está focada no cumprimento dessa missão e trabalhará incansavelmente para que nossos cidadãos natalenses possam brincar e se divertir com muita tranquilidade”, disse.