Equipes de fiscalização da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) continuam atuando no combate ao lançamento de água servida em via pública, na capital potiguar. Durante a manhã desta quarta-feira (01) e tarde de terça-feira (28) foram realizados 21 tamponamentos, nos bairros do Planalto e Pajuçara, zonas Oeste e Norte de Natal, respectivamente.

Foram tamponados dois imóveis no Pajuçara, na Rua William Marinho, que já haviam sido tamponadas no início de fevereiro. E portanto, estavam descumprindo a determinação. “Por isso, foram lavrados dois autos de infração com pena de multa grave”, explica o supervisor de fiscalização de água e solo da Semurb, Gustavo Szilagyi.

Além disso, também foram notificados mais dois imóveis na Rua São Jorge e os fiscais vão voltar ao local para verificar se o lançamento foi encerrado e fazer os devidos tamponamentos.

Já no Planalto, foram tamponados 19 imóveis nas Ruas José Arnaldo e Nossa Senhora das Graças. Nessa última, a equipe deve retornar em breve para concluir o serviço nas demais residências. Na localidade ainda foram expedidas duas notificações na Rua Santo Expedito para finalizar o despejo de água servida.

No bairro do Planalto, nas proximidades do CMEI Clara Camarão, a equipe também se deparou com um sumidouro estourado, necessitando de outras ferramentas de aterramento e localização de tubulação.

O lançamento de água servida na rua pode ocasionar diversos problemas de saúde e de deterioração das vias públicas. Dessa maneira, o trabalho da secretaria é constante para notificar e autuar os responsáveis por essas residências e realizar o processo de tamponamento, que nada mais é que a vedação do cano que lança o efluente para a via pública.

Ainda segundo Szilagyi, todos os imóveis que estavam lançando efluentes de forma irregular são notificados para cessar o problema voluntariamente, antes do tamponamento ser feito pela fiscalização.

A água servida é toda aquela proveniente do chamado esgoto doméstico ou comercial, ou seja, que resulta do uso de pias, banheiros, máquinas de lavar roupas, pias de cozinha, lavagem de veículos, entre outras.

É importante destacar que nos termos da lei municipal nº 4.100/1992, emitir ou despejar efluentes ou resíduos sólidos, líquidos ou gasosos, causadores de degradação ambiental, em desacordo com o estabelecido na legislação e normas complementares caracterizam infração ambiental.

As denúncias podem ser feitas pelo telefone da Ouvidoria da Semurb (84) 3616-9829, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, ou pelo e-mail ouvidoria.semurb@natal.rn.gov.br.