A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Núcleo de Vigilância de Animais Peçonhentos (NVAP) pertencente à Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), promove a vigilância dos acidentes moderados e graves com animais peçonhentos (os principais são: escorpiões, serpentes e aranhas) em Natal. 


O Núcleo realiza o serviço de vigilância dos acidentes por animais peçonhentos e solicitações de serviço em locais com infestação e coleta semanal dos animais peçonhentos deixados nas Unidades de Saúde do município. Os animais são identificados e registrados em banco de dados para fornecer informações ao monitoramento e tratamento dos acidentes causados por esses animais.


Ainda, realiza a captura de animais peçonhentos em toda a região metropolitana de Natal,  a fim de retirar esses animais da área urbana. Faz o registro, identifica a espécie e encaminha os animais ao IBAMA /RN, para liberação nas Áreas de Soltura de Animais Silvestres (ASAS) do Estado. Oferta serviço de vigilância dos acidentes por animais peçonhentos e solicitações de demandas em locais com infestação. O NVAP realiza a inspeção técnica, captura e orientação à população de Natal para reduzir os acidentes e remover os animais dos imóveis.


O NVAP promove capacitações e treinamentos a empresas, hospitais, escolas e instituições sobre biologia, primeiros socorros, identificação e manejo de animais peçonhentos. As atividades contam também com o monitoramento de animais peçonhentos nos oito cemitérios do município. São capturas de escorpiões em período noturno das 18h às 00h utilizando lanternas de luz ultravioleta (UV), entre outras. Os animais capturados são registrados, identificados ao nível de espécie e encaminhados para abastecer o Laboratório de Tecnologia e Biotecnologia Farmacêutica da UFRN (TecBioFar). O laboratório realiza estudos com a peçonha (veneno) dos escorpiões em diversos campos da saúde. O objetivo desse serviço é reduzir a alta população de escorpiões nessas áreas públicas e realizar um levantamento da fauna urbana das espécies no município.


De acordo com a secretária adjunta/SMS, Rayanne Araújo,  a vigilância dos animais peçonhentos no município é importante para reduzir os acidentes e minimizar os riscos de morte causados por esses animais. “Precisamos informar quais são as espécies que fazem parte da nossa fauna e orientar a população sobre os riscos, cuidados e tratamentos em caso de acidentes”.

“A população possui um papel crucial nesse processo, pois os cuidados e manutenções realizados periodicamente nos imóveis são a principal ferramenta para reduzir os acidentes por animais peçonhentos”, alertou  Rayanne.


O atendimento de captura, coleta, orientação e manejo de animais peçonhentos funciona de segunda-feira a quinta-feira das 8h às 11h e das 12h às 16h, na UVZ pelos telefones: 3232 8235 /8236.


Qualquer dúvida sobre atendimento, tratamento, primeiros-socorros e orientações nos acidentes por animais peçonhentos deve-se ligar para o Centro de Assistência Toxicológica - CEATOX/RN, 24h,  pelos telefones

0800-281-7005 /Whatsapp 9 8803 4140.