Dar uma nova cara à Rua João Pessoa, na Cidade Alta, trazendo melhor acessibilidade ao pedestre, arborização e conceitos modernos de convivência. Este é o objetivo da nova intervenção urbana prevista para o local e que integra ação da Prefeitura para revitalização do Centro Histórico de Natal, nos bairros de Cidade Alta e Ribeira. As obras estão previstas para serem iniciadas em abril de 2023.

A Rua João Pessoa, objeto de intervenção do projeto, é predominantemente comercial, com grande fluxo de pessoas. O reordenamento tornará o local mais atrativo para a circulação de pedestres, o fomento do comércio e do turismo. O projeto é da secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e as obras serão realizadas em três etapas.

A secretária adjunta da Semurb, Alessandra Marinho, revela que o projeto terá como a prioridade o pedestre. O trecho entre a avenida Rio Branco e a rua Princesa Isabel, por exemplo, será exclusivo. “Pelo projeto, a Rua João Pessoa não terá mais a diferenciação de altura de nível, entre calçada e via. Para diferenciar a passagem de veículo e de pedestre serão utilizadas texturas e cores no piso”, explica.

Ainda segundo a secretaria, em Natal, a cultura de se ter um veículo é muito forte, e acaba deixando o pedestre em segundo plano. “Esse projeto que vem sendo desenvolvido, trabalha justamente a valorização do pedestre; para que ele seja respeitado", acrescenta.

Na primeira etapa será priorizada a preservação e revitalização da Praça Padre João Maria, além de criar novos espaços de contemplação e descanso através da inserção de mobiliário urbano, vegetação e iluminação. Próximo à Praça, foi desenvolvido, também, um espaço lúdico de descanso e de brincadeira para crianças.

Um pouco mais à frente, haverá um espaço exclusivo para pedestres desde o trecho entre a Av. Rio Branco e a Rua Princesa Isabel, o qual contemplará um palco que permite visualização de qualquer ponto do trecho, para atrações culturais.

Na segunda etapa, será trabalhado o trecho entre as ruas Princesa Isabel e Felipe Camarão, que são paralelas. Por último, na terceira etapa, a obra vai contemplar o trecho da Rua Felipe Camarão à Av. Deodoro da Fonseca. Todas com amplo espaço para convivência e circulação de pessoas.

O projeto

A rua vai ganhar áreas de convivência, com vários caramanchões - cobertura arborizada que serve de abrigo, servindo como ponto de descanso e contemplação.  Além disso, a via será toda arborizada, tendo em vista que Natal é uma cidade quente.

Alessandra Marinho esclarece que “não adianta fazer com que a cidade seja para o pedestre, sem antes ter o conforto térmico necessário para que o cidadão possa caminhar e aproveitar a beleza do local”, ressalta.

A proposta pretende tornar o espaço Instagramável, esse conceito engloba atividades que tenham sido vivenciadas por alguém e sido postadas no Instagram com o objetivo de gerar experiência e render boas fotos para os visitantes.

A manutenção do local será trabalhada por meio de conscientização do espaço. Segundo ela, as cores que serão espalhadas ao longo da rua, trarão uma representatividade e características que estão associadas à cidade de Natal.

A proposta já foi apresentada pelo prefeito Álvaro Dias ao comerciantes da Cidade Alta, no último dia 23 de fevereiro, no Palácio Felipe Camarão. Na ocasião, ele reafirmou seu compromisso em revitalizar a Cidade Alta e a Ribeira, ouviu as sugestões dos comerciantes e empresários e anunciou que haverá um novo encontro para debater novas ideias.

“Eu reafirmo meu desejo de revitalizar a Cidade Alta e a Ribeira. Já demos uma nova cara para o Beco da Lama, Espaço Cultural Ruy Pereira e a instalação de ciclovia na Av. Rio Branco. Mas precisamos avançar. A Rua João Pessoa, que tem importante papel econômico para a capital com a presença de grandes empresas, será reordenada”, afirmou.

Além da Semurb, estão envolvidas no projeto as secretarias de Mobilidade Urbana (STTU), de Serviços Urbanos (Semsur) e da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern).