Os Centros Municipais de Educação Infantil Padre João Perestrello, Galdina Barbosa Silveira Guimarães e Nossa Senhora de Lourdes se uniram para realizar em conjunto uma jornada pedagógica antecedendo o início das atividades letivas de 2023. Com o tema “Refletindo possibilidades e fortalecendo a prática docente”, as unidades de ensino reforçam a frase de que “a união faz a força”.  Os três centros escolares estão situados no bairro de Mãe Luiza e atendem ao todo 548 crianças. As atividades da jornada pedagógica acontecem até o dia 14 de março.

Na programação a primeira palestra foi proferida pela gestora pedagógica do CMEI Galdina Barbosa S. Guimarães, professora Cristiana Gabriela Domingos Gomes que tratou de questões como a autorreflexão e componentes emocionais.

A secretária adjunta de gestão pedagógica, professora Naire Capistrano participou do momento e falou da importância da união entre as unidades de ensino. “Quero destacar a iniciativa de articulação entre os três CMEI aqui de Mãe Luiza. A união torna vocês mais fortes para pensarem estratégias para o melhor funcionamento das unidades e para uma educação de qualidade”, agradecendo o empenho e o comprometimento dos profissionais envolvidos.

A gestora pedagógica do CMEI Nossa Senhora de Lourdes, Edjane Mendonça Macário Carneiro, falou um pouco dessa importância de poder se unir em prol de uma educação melhor para a comunidade de Mãe Luíza. “Tivemos essa iniciativa, pois sentimos a necessidade dessa junção, e então percebemos que a parceria deve permanecer até o fim das nossas gestões. É o primeiro grande evento que estamos realizando”, pontuou.

Lecionando há 11 anos na Rede Municipal de Ensino, a educadora infantil Abigail de Sousa Lima destacou a importância do momento. “Essa jornada significa muito para os professores. É o início das nossas atividades letivas, é o que realmente acreditamos e o que desejamos alcançar. É um momento que apresenta novos horizontes, liberdade em falar e pensar. É fundamental pensarmos em educação de qualidade, com amor e respeito”. Abigail Lima atua no CMEI Nossa Senhora de Lourdes.

“A jornada pedagógica está sendo realizada com muito entusiasmo. É um momento muito importante para refletirmos possibilidades e fortalecer nossa prática pedagógica, trabalhando emoções, o lúdico, a justiça e o futuro das nossas crianças”, destacou Conceição de Maria Góes da Silva, educadora infantil no CMEI Padre João Perestrello.