Dentro da programação de março, mês da mulher, a Prefeitura de Natal divulgou nesta quarta-feira (15), os números de uma pesquisa da percepção do natalense sobre a violência de gênero e lançou oficialmente campanha, reforçando a luta pelo fim da violência de gênero e tem o tema: Violência contra a mulher, não! Natal é a cidade do respeito. A solenidade realizada no salão nobre do Palácio Felipe Camarão contou com a presença do prefeito Álvaro Dias, da secretária municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (Semul), Maria José Medeiros, da vereadora Nina Souza, demais secretários e servidores.

O levantamento apontou que 47,25% dos entrevistados já presenciaram algum tipo de violência contra a mulher. A pesquisa elencou os tipos de violência testemunhados: 79,89% Violência Física; 60,05% Violência Psicológica; 52,91% Violência Moral; 18,25% Violência Patrimonial e  13,49% Violência Sexual. Em um questionamento da pesquisa feito exclusivamente ao público feminino, 28,12% das mulheres afirmaram ter sofrido algum tipo de violência.  Oitocentos entrevistados de ambos os sexos e residentes nas quatro regiões administrativas da capital potiguar. Na oportunidade, o prefeito Álvaro Dias recebeu da titular da Semul, Maria José Medeiros, o protocolo  de atenção à mulher em situação de violência do município de Natal.

A campanha Violência contra a mulher, não! Natal é a cidade do respeito foi desenvolvida pela secretaria municipal de Comunicação (Secom) e está sendo veiculada em emissoras de TV, rádio, portais, blogs e nos perfis oficiais da Prefeitura de Natal nas redes sociais.

“Desde o início do mês a Prefeitura está com toda a sua estrutura voltada à temática da mulher. Precisamos construir todos os dias uma sociedade mais justa e igualitária. Ainda nos dias de hoje, infelizmente, muitas pessoas ainda não se conscientizaram sobre isso. Nossa gestão trabalha, atua e vai seguir agindo para que as mulheres tenham seus direitos respeitados e tenham cada vez mais espaço”, enfatizou o prefeito.

O chefe do executivo municipal também enalteceu as ações que a gestão vem executando para combater e prevenir a violência contra a mulher: “A Patrulha Maria da Penha está consolidada em Natal. Os resultados são excelentes. Além disso, também temos os serviços da Casa Abrigo Clara Camarão, o Centro Elizabeth Nasser, e diversas iniciativas integradas entre todas as nossas secretarias com o objetivo de atender, acolher e defender as mulheres vítimas de violência”, pontuou.

Ele finalizou o pronunciamento sobre a importância da luta das mulheres por direitos iguais e fez um chamamento a todos os segmentos da sociedade para se juntarem a essa luta tão importante: “Quando uma mulher é violentada toda a sociedade precisa reagir, repudiar e se levantar contra esse ato nefasto. Todos nós precisamos nos envolver e ajudar nesse processo de proteção, defesa e luta pelos direitos das mulheres”, concluiu Álvaro.

A programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher segue até o final de março. No dia 17, acontecerá mais uma edição do projeto Semul Itinerante com o Seminário com a Rede de Atendimento FIERN. De 20 a 22/03, o Semul Itinerante vai até o bairro Felipe Camarão com uma ação no Lar Fabiano de Cristo. No dia 27/03, o Centro Municipal de Trabalho e Emprego, no Alecrim, vai sediar uma oficina sobre o Empoderamento Feminino. O Capacita Semul sobre Defesa Pessoal, no dia 30/03, no Palácio dos Esportes, encerrará as atividades do mês da mulher.