A Rede Municipal de Ensino de Natal comemora o resultado final do Exame de Seleção 2023, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) com a aprovação de 122 alunos, o que representa um acréscimo de 16% no número de estudantes aprovados em comparação a 2022, que foi de 106 estudantes selecionados.

Situada no bairro Cidade Nova, a Escola Municipal Professor Luiz Maranhão Filho é a unidade de ensino com o maior número de aprovados pelo terceiro ano consecutivo, totalizando 21 aprovações.  Já na 2ª colocação, com 13 aprovados, ficaram empatadas as escolas municipais Vereador José Sotero e 4º Centenário, e em 3º lugar com 12 aprovados, a Escola Municipal Professora Maria Madalena Xavier de Andrade. Em 4º lugar ficou a Escola Municipal Professora Francisca de Oliveira, com 10 estudantes aprovados.

De um total de 30 escolas que oferecem o 9º ano do Ensino Fundamental, 23 obtiveram aprovação de estudantes. Destaca-se ainda que 27 estudantes conquistaram o 1º lugar, 27 ficaram em 2º lugar e 19 em 3º lugar nos respectivos cursos que se inscreveram. Os candidatos aprovados no IFRN, vão ingressar no dia 23 de março deste ano.

O estudante Gabriel Albino Oliveira, de 15 anos, foi aprovado em 4º lugar para o curso de Informática para Internet, no Campus Central do IFRN. Ele comenta sobre a aprovação. “O curso que escolhi tinha uma das concorrências mais altas, por isso tive medo de não conseguir passar. Para isso, me dediquei aos estudos e tive bastante apoio da escola. Quando chegou o dia do resultado, que acordei, tinha diversas mensagens e ligações no meu celular me parabenizando, na hora fiquei sem acreditar, mas depois fui vendo que passei e foi um dos momentos mais felizes da minha vida”. Animado para a nova etapa, o concluinte da Escola M. Professor Luiz Maranhão Filho, comenta com entusiasmo sobre a mudança de ensino. “Minhas expectativas para estudar no IFRN são as melhores possíveis. É a alegria de um sonho realizado e que com dedicação irei sair profissionalizado”, disse.

Gabriel Oliveira sempre foi estudante de escola pública e conta com o apoio da mãe, a esteticista Ana Solange Albino Gomes Oliveira, de 47 anos. “Estou muito orgulhosa pelo meu filho. Ele merece essa aprovação no Instituto Federal do RN. Temos a esperança de um futuro brilhante”, afirmou a mãe.

Entre os aprovados, Wesly Gabriel da Silva Januário (15 anos), concluinte também da E. M. Professor Luiz Maranhão Filho. Encerrando uma etapa na vida escolar, iniciará um novo ciclo com a aprovação em 1º lugar para o curso de Controle Ambiental. O estudante comentou sobre o desejo de ir para o Instituto Federal.  “Estou bastante contente com a aprovação. Foi difícil, mas com a ajuda do cursinho da escola, dos professores, da minha dedicação com o reforço em casa e apoio da minha família, eu consegui”, declarou o aluno.

Outra estudante também aprovada no IFRN foi Dafny Karolina de Lima Silva, de 15 anos. “Minha mãe e a escola foram meus maiores incentivadores para realizar a seleção. Quando saiu o resultado, eu fiquei bastante surpresa e muito feliz, porque na minha cabeça eu não era capaz de passar. Com essa aprovação, eu sei que o IFRN irá ajudar muito na minha vida e no meu futuro”, comemorou a estudante aluna da Escola M. Professor Luiz Maranhão, que foi aprovada para o curso de Multimídia.

Sendo referência de aprovação no IFRN, a Escola M. Professor Luiz Maranhão possui extenso planejamento que prepara os estudantes para a realização da prova. Para a gestora pedagógica Marilene Lima da Guia Duarte, o planejamento funciona em três etapas. “Primeiro acontece uma reunião no início do ano letivo com os pais e alunos, sobre a importância do IFRN e o que poderia mudar na vida dos estudantes. O segundo momento são as aulas preparatórias, que acontecem aos sábados com professores parceiros que lecionam aulas de Língua Portuguesa e Matemática. Mas perto da prova, realizamos outras aulas durante a semana para reforçar os conteúdos e a última etapa é a realização da pré-matrícula”, explicou a gestora.

“Nesses últimos anos tivemos grande sucesso na escola, com números consideráveis de aprovados, e lembrando que é o nosso terceiro ano consecutivo em primeiro lugar das escolas municipais. Incentivamos o nosso estudante que está concluindo o Ensino Fundamental. Colocamos o IFRN como principal ponto por ser uma instituição pública muito reconhecida nacionalmente, e que lá será o trampolim da vida profissional deles”, ressaltou a gestora Marilene Lima.

“É sempre com alegria que recebemos a notícia da aprovação dos nossos alunos no IFRN. Na oportunidade, parabenizamos todos os estudantes aprovados, os profissionais da educação envolvidos e os familiares. Desejamos aos estudantes sucesso nessa nova etapa escolar”, declarou a secretária de Educação de Natal, professora Cristina Diniz.

Confira a lista dos aprovados aqui.