Para proporcionar maior bem-estar e o desenvolvimento das crianças matriculadas nos 74 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, investiu em torno de R$ 1,4 milhão na aquisição de 1.151 brinquedos, como por exemplo, escorregador infantil de quatro degraus (262), gangorra jacaré infantil (227), túnel centopéia infantil (262), degraus e rampas (100), piscina de bolinhas (100), lombadinha (100) e túnel sanfonado (100).

Para a titular da pasta, professora Cristina Diniz, a aquisição dos novos brinquedos nos CMEI da Rede Municipal de Educação de Natal vai possibilitar às crianças ampliarem as situações de aprendizagem por meio de experiências lúdicas com brinquedos. “A brincadeira é a atividade primordial das crianças na educação infantil. Este ano, a equipe de assessores da SME dará uma atenção especial ao brincar na formação docente para ampliação da cultura infantil, com destaque para os objetivos e as estratégias pedagógicas sistemáticas e intencionais oportunizadas às crianças em espaços organizados com brinquedos de qualidade”, ressaltou Diniz.  

De acordo com o secretário adjunto de Administração Geral da SME, Aldo Fernandes de Sousa Neto, os 74 Centros Municipais de Educação Infantil já estão recebendo os novos brinquedos e materiais. “No intuito de modernizar ainda mais as nossas unidades escolares, a SME vem investindo maciçamente, e de forma específica para os 74 centros infantis de Natal, direcionamos aproximadamente R$ 1,4 milhão para aquisição de brinquedos, propiciando um espaço mais agradável e lúdico para que a criança possa desenvolver suas atividades educacionais”, reforçou Fernandes.    

Entusiasmada com a chegada dos novos brinquedos estava Anna Laura da Silva Garcia, de cinco anos. “Eu achei os brinquedos muito legais, gostei de todos: o escorrego, o túnel, a bolinha, os colchonetes e os outros também. Vou brincar bastante e estou muito feliz”, contou Anna Laura, que está matriculada no nível IV do CMEI Professora Telma Rejane Moura Freire. A unidade fica situada no bairro Lagoa Azul e atende 340 crianças, do berçário II e níveis I ao IV. 

“Os brinquedos entregues são bonitos e confortáveis, serão instrumentos importantes no dia a dia das crianças, contribuindo para uma brincadeira mais interativa entre elas. Essa entrega é de extrema importância para a minha filha e para as demais crianças do CMEI Telma Rejane, que já tem uma ótima estrutura e profissionais excelentes, sendo mais um ponto positivo para o CMEI”, comemorou Nadyja Heloysa da Silva, de 29 anos, mãe da pequena Anna Laura da Silva Garcia.  

A coordenadora do turno matutino do CMEI Telma Rejane, Luciana Félix Pereira, destacou a contribuição fundamental dos materiais não só para a diversão das crianças, mas para o desenvolvimento delas. “Os brinquedos vai contribuir com o trabalho de corpo, aspectos cognitivos e emocionais. Sabemos que o movimento é o pensamento em ação, então, estes materiais contribuem para esse desenvolvimento, para que se trabalhe com a criança exercícios de movimentos físicos, além de ser uma grande contribuição para o CMEI que só vem acrescentar numa educação de qualidade”, ressaltou a coordenadora.

Quem também estava bastante contente com o material recebido era a gestora pedagógica do CMEI Katia Fagundes Garcia, Ana Karina de Araújo Barros de Oliveira, que contou que é de extrema importância porque vai favorecer o desenvolvimento das crianças. “Um dos campos de experiência que a BNCC traz para desenvolvermos com as crianças, trata-se da questão da importância dos movimentos e do trabalho com o corpo e esse material vai nos ajudar a desenvolver as habilidades das crianças. Estamos felizes com o recebimento desse material, pois é novo, lindo e colorido e as crianças vão ficar contentes em utilizá-los”, ressaltou a diretora. O CMEI Kátia Garcia fica localizado no bairro Candelária e tem capacidade para atender 96 crianças, dos níveis I ao IV.   

Localizado no Conjunto Mirassol, bairro Capim Macio, o CMEI Vilma Teixeira Dourado Dutra atende em média 100 crianças do berçário II e níveis I ao IV. A gestora pedagógica Josiene da Silva Meza Ucella, contou que o material chegou numa boa hora, pois vai somar com alguns itens já existentes. “Vamos utilizar esses novos materiais nas salas de berçário e nível I, para utilizar com os bebês e crianças de um e dois anos. Já o túnel centopéia nós podemos utilizar com as crianças maiores. Estamos muito felizes com essa entrega de novos brinquedos, pois vamos começar o ano de 2023 com novas possibilidades”, reforçou a gestora.