A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal entra na 5ª fase do público alvo para a vacinação contra a Covid-19, com o imunizante bivalente Pfizer, a partir desta segunda-feira (20), nos pontos extras da capital. 

 

Seguindo a recomendação do Ministério da Saúde, o público desta nova fase são pessoas com deficiência permanente; população privada de liberdade a partir de 18 anos; funcionários do sistema prisional; e adolescentes cumprindo medidas socioeducativas (menores de 18 anos). Com isso, a SMS contempla todas as fases prioritárias. 

 

A vacinação acontece somente nos pontos extras do Midway Mall, Via Direta e Partage Norte Shopping, nesta segunda-feira e segue até sexta-feira (24), das 11h às 17h, temporariamente neste horário. Já o Parque das Dunas, de terça-feira a sábado, das 9h às 16h.  

 

O secretário municipal de saúde, George Antunes afirmou que a vacina bivalente Pfizer é um reforço que fortalece o sistema imunológico, estimulando a produção de anticorpos, contando com cepas atualizadas contra o coronavírus, incluindo a proteção contra a variante Ômicron. 

 

“As vacinas são importantes para prevenir doenças e salvar vidas. Por isso é necessário mantermos campanhas para que a sociedade tenha em mente sobre o quanto o cartão de vacinação atualizado é importante para prevenir contra o retorno de doenças. Compareça a um posto de vacinação mais próximo de sua residência para se imunizar”, alertou George.

 

Pode tomar a vacina o usuário que tiver concluído no mínimo o esquema básico D1 e D2, podendo ser a partir de 12 anos de idade. Poderá ser aplicada quatro meses após a última dose.

 

A SMS Natal esclarece que as pessoas contempladas das 1ª, 2ª, 3ª, 4ª fases também podem ser vacinadas, que são: idosos a partir de 70 anos; pessoas de Instituições de Longa Permanência (ILPs); Residência Inclusiva (RI); trabalhadores destas instituições; imunossuprimidos a partir de 12 anos; idosos a partir de 60 anos; comunidades Ribeirinhas, Quilombolas e indígenas; gestantes, puérperas; e trabalhadores da saúde.

 

As pessoas que receberem a dose de reforço da vacina bivalente terão seu esquema vacinal encerrado. Assim como, os idosos e imunossuprimidos que já receberam a terceira dose de reforço (D5), também terão seus esquemas concluídos após a dose de reforço com a Pfizer bivalente.

 

Os que estão fora do grupo de prioridade permanecerão com a vacinação já utilizada para reforços da Oxford e Pfizer monovalente. Para todos os reforços, o intervalo permanece o mesmo de quatro meses da última dose