Na manhã desta quinta-feira (28), o prefeito Álvaro Dias recebeu no Palácio Felipe Camarão o presidente da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras (ANRL), Diógenes da Cunha Lima. Entre outros assuntos, foi tratado o apoio da Prefeitura de Natal à instituição fundada em 1936 por um grupo de intelectuais, tendo à frente o escritor Luís da Câmara Cascudo. Participaram, ainda, da reunião, o secretário municipal de Cultura, Dácio Galvão, e o jornalista, escritor e também acadêmico, Woden Madruga.

“Conversamos com o prefeito sobre um pleito antigo de apoio à Academia, que hoje é mantida pelos 40 membros, e raramente o poder público dá alguma contribuição. Estamos numa preocupação grande em relação ao salão multiuso (auditório), a parte interna da Academia, que não tem nem mesmo climatização. E nós queremos que haja no espaço todas as artes: cinema, teatro, dança e música”, assinalou o acadêmico.

De acordo com Cunha Lima, também há a necessidade da Academia de se adequar às exigências do Corpo de Bombeiros. Neste sentido, a instituição pleiteia junto ao município apoio para cumprir as normas de segurança contra incêndio: “O prefeito assegurou que vai dar as condições para que a Academia possa cumprir as exigências do Corpo de Bombeiros”.

Composta inicialmente de 25 sócios, a Academia Norte-Rio-Grandense de Letras realizou sua primeira sessão a 14 de novembro de 1936, numa das salas do Instituto de Música do RN. Naquela ocasião, elegeu-se a diretoria, cabendo a presidência ao poeta e escritor Henrique Castriciano. A reforma estatutária, de 1948, aumentou o número de acadêmicos para trinta, e mais tarde, em 1957, para quarenta.

“Recebemos o presidente da Academia de Letras, Diógenes da Cunha Lima, e acadêmicos da instituição, no sentido de discutir formas da Prefeitura contribuir para o incremento da cultura na capital, apoiando alguns projetos em favor da população, da sociedade e da cidade do Natal. Então, discutimos amplamente algumas questões e vamos ver de que forma a Prefeitura pode apoiar a Academia”, declarou Álvaro Dias.

Ele disse, ainda, que a Prefeitura já disponibiliza grande parte de recursos para a cultura, e que vai procurar dentro das parcerias que tem e das sugestões que recebeu, a melhor maneira de melhorar a participação que a Prefeitura tem feito de forma constante, de forma parceira, com a Academia Norte-Rio-Grandense de Letras e com outros órgãos vinculados à cultura na cidade do Natal.