A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal, por meio do Setor de Ações Programáticas, e do Núcleo de Tuberculose, promoveu, nesta terça-feira (28), uma capacitação sobre manejo de tuberculose para médicos e enfermeiros da atenção primária à saúde.

Com o tema  “O manejo da tuberculose na atenção primária à saúde”, o I ciclo de palestras faz parte das ações em alusão ao Dia Mundial da Tuberculose, lembrado em  24 de março. A capacitação teve a intenção de atualizar os profissionais que atendem diretamente os usuários de saúde que possam apresentar sintomas respiratórios que indiquem a doença, ou para aqueles usuários que já possuam diagnóstico confirmado de tuberculose. 

“Nosso intuito maior consiste em melhorar a assistência prestada, com enfoque no diagnóstico precoce, acompanhamento do tratamento e dos contatos, até o momento da cura. Logo, buscamos principalmente reduzir os índices de casos novos e aumentar os números de alta por cura da doença, já que a tuberculose tem tratamento e cura disponíveis no município”, comenta Kamila Pessoa, Responsável técnica pelo núcleo de Hanseniase e Tuberculose do Departamento de Atenção Básica (Dab) da SMS Natal.

Tuberculose

A Tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível especialmente pelo ar, causada por bactéria, que afeta prioritariamente os pulmões, mas pode acometer outros órgãos. É importante se atentar a sinais como tosse seca ou produtiva (com catarro) por três semanas, febre vespertina, sudorese noturna e emagrecimento.