Mais um equipamento de Natal voltado ao lazer, à prática de atividade física e ao entretenimento foi requalificado pela Prefeitura e será devolvido aos natalenses neste sábado (1º). O Bosque das Mangueiras, em Lagoa Nova, será reaberto ao público após obras da Prefeitura no local. A solenidade de entrega do novo Bosque das Mangueiras terá a participação do prefeito Álvaro Dias e começa a partir das 8h do sábado, com uma programação especial.

Realizada por meio de convênio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) com a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), a obra contemplou a reforma do bosque e estrutura para implantação de projeto de incentivo à agricultura agroecológica urbana e orgânica na capital, por meio do programa de Desenvolvimento Regional, Territorial Sustentável e Economia Solidária, que incentiva a prática. O local será aberto para a população de segunda à sábado, das 5h às 22h, e aos domingos das 5h às 18h. A entrada é gratuita.

Obras
A requalificação arquitetônica e urbanística compreendeu a reforma total do atual prédio da administração, equipado com salas de aula, administrativo e banheiros para visitantes. Além disso, foi implantada nova iluminação e a recuperação da pista de corrida e caminhada.

E, ainda, a construção de caramanchões, local para realização de feirinha de hortaliças, frutas, verduras e produtos orgânicos, uma estufa (telado) para berçário de mudas, uma horta tipo mandala, área de compostagem e área de preparo e beneficiamento de produtos orgânicos.

O investimento total na recuperação do Bosque das Mangueiras é da ordem de R$ 1 milhão, em recursos oriundos do convênio da Sudene com o Município. “O Bosque das Mangueiras é um importante espaço para a população, tanto para o lazer, contemplação quanto para atividades físicas e agora será mais moderno e com novos usos”, ressalta o titular da Semurb, Thiago Mesquita.

O secretário lembra também da participação de outras secretarias no projeto. “As obras contaram com a importante participação das secretarias de Mobilidade Urbana (STTU) na reforma da pista de caminhada; de Serviços Urbanos (Semsur), na parte de paisagismo e iluminação; e de Obras Públicas e Infraestrutura (Seinfra), na parte de reforço da estrutura. A Guarda Municipal (GMN) também colaborou com a segurança no bosque”, acrescenta.

Agricultura orgânica
O local foi contemplado com o Projeto de Fomento à Agricultura Agroecológica Urbana, concebido através de convênio SICONV N° 828301/2016, cuja proposta visou a requalificação como meio de consolidação da agricultura urbana orgânica em Natal.

Segundo Mesquita, o bosque possui um grande potencial para o desenvolvimento de projetos socioambientais tanto de iniciativa pública, quanto a partir de parcerias com a iniciativa privada. Como também no desenvolvimento de pesquisas científicas e aulas de campo por instituições de ensino.

Nesta primeira etapa, serão entregues o espaço e os equipamentos reformados para o lazer e prática de atividade ao livre, como caminhada e corrida. Numa segunda etapa, será realizada a utilização dos espaços para o fomento da agricultura urbana de forma sustentável.

O foco é o estímulo à agricultura urbana orgânica, a dinamização da economia local e a geração de renda às famílias dos pequenos produtores de orgânicos das comunidades de Gramorezinho e Planalto, localidades inseridas na mancha de interesse social, com predominância de renda até três salários mínimos, tendo em vista a crescente procura por esses produtos.

“O projeto busca fomentar a consolidação e ampliação do mercado orgânico na cidade, impactando de modo contundente social e economicamente nas comunidades, uma vez que lhes fornecerá condições de competitividade com os demais empreendedores, como também dinamização da economia local”, explica o secretário da Semurb.

O Bosque
O Bosque das Mangueiras é uma área pública destinada a um bosque urbano municipal e ocupa 14.125 m². Localizado no bairro de Lagoa Nova, zona Sul, entre a Av. Nascimento de Castro, Jaguarari e Rua Tertius Rebelo. E cuja gestão e administração é de responsabilidade da Semurb, por intermédio do Departamento de Gestão de Parques e Bosques (DGPB).

Pertencente ao Bioma Mata Atlântica, conforme classificação do Manual Técnico da Vegetação Brasileira (IBGE, 2012), o local dispõe de passeios acessíveis que conduzem o visitante a diferentes zonas de uso, como também para a prática de atividades físicas como caminhada e corrida.

De acordo com o levantamento florístico realizado pela Semurb em 2021, foi verificada a ocorrência de espécies nativas como pau-brasil, cajueiro , craibeira, pitanga , sibipiruna, pitomba, jenipapo-bravo, catanduva , massaranduba, entre outras. Já com relação às espécies exóticas na área do Bosque das Mangueiras, destacam-se mangueira, sapoti , jaqueira, dendezeiro, castanhola, entre outras.

Para dúvidas ou informações a população pode entrar em contato com a administração pelo e-mail bosquedasmangueirasnatal@gmail.com. E ainda para sugestões e/ou reclamações pelo telefone da Ouvidoria Semurb, no (84) 3616-9829, de segunda a sexta das 8h às 14h.