O projeto Bem-Estar e Qualidade de Vida do Servidor da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) celebrou o encerramento da programação de março, alusiva ao Dia Internacional da Mulher, com uma roda de conversa pautada em relacionamentos tóxicos. Na manhã desta sexta-feira (31), trouxe como convidado o psicólogo especializado em Vínculos Afetivos, Rafael de Farias Ribeiro.

O projeto contou com uma programação especial por todo o mês de Março, com práticas de terapias integrativas, dança circular, e abertura para diálogos dedicados a criação de um ambiente seguro e acolhedor à todas as servidoras da instituição. Ribeiro ministrou a última roda de conversa da programação abordando o tema “relacionamentos tóxicos” em todas as suas nuances, dentro e fora do ambiente de trabalho.

"Acho muito rica essa abertura para o diálogo. Às vezes, em palestras em ambientes de trabalho, acontece de muitas pessoas não falarem muito, mas hoje houve uma boa interação e escuta atenta. Quando a organização oferece essa abertura para o diálogo, proporcionando o compartilhamento de sentimentos dos servidores através de uma prática grupal, cria-se um grupo de apoio e também de empatia por todos", destaca Ribeiro.

A agente de saúde e coordenadora do projeto, Mariza Álvares, finalizou a programação com um sentimento de realização: "Criamos um calendário de atendimento a fim de realizar procedimentos especializados para as mulheres durante todo o mês de março. Saber que, de certa forma, contribuímos para o Bem-Estar das Servidoras da Semurb em seu ambiente de trabalho é extremamente gratificante."

Para a próxima programação, o Bem-Estar Semurb pretende dar abertura para a interação dos servidores por meio de pesquisa de satisfação e sugestão para o tema do mês de Abril, com o intuito de verificar as necessidades e interesses maiores.