A  Secretaria Municipal de Saúde de Natal, por meio da Vigilância Sanitária, do Núcleo de Controle de Alimentos e do Serviço de Plantão da VISA, realiza a Operação Semana Santa deste o dia 29 de março e segue até 9 de abril no comércio de pescados da cidade.

O objetivo é contribuir por meio de medidas sanitárias para o controle do risco inerente ao maior consumo de pescados, principalmente neste período do ano. As inspeções sanitárias serão intensificadas nos estabelecimentos comercializadores de pescados como peixarias, supermercados e comércio atacadistas na perspectiva de propiciar uma maior segurança dos alimentos adquiridos e consumidos pela população em geral durante a quaresma.

O chefe do Setor da Vigilância Sanitária, José Antônio de Moura, informou que a ação iniciada no último dia 29, foi integrada com a Polícia Rodoviária Federal e o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN, para apoiar uma inspeção que envolvia em média 300 quilos de atum branco.

“O pescado se apresentava em condições inadequadas de refrigeração para o transporte, disposto em cima de uma lona, direto no lastro do carro, entre outras irregularidades, colocando em risco a saúde de vários grupos populacionais. A ação contou ainda, com a relevante participação da Secretaria de Tributação do Estado (RN), visto que o condutor do veículo que transportava a carga não apresentava a nota fiscal de origem do produto. Com a participação do IDIARN, a destinação final do produto  foi realizada com segurança”, destacou José Antônio.

A Vigilância Sanitária comunica que em caso de denúncias relativas à verificação do consumidor sobre irregularidades para a comercialização dos pescados e outros produtos, pode ligar para a Central de Atendimento a Denúncias pelo telefone 08002814031.