Realizado em Natal nos últimos dias 24 e 25, o 79º Fórum Nacional de Secretarias Municipais de Administração nas Capitais, debateu questões inerentes à administração pública como: inovações dos dispositivos constitucionais sobre licitações, sistema previdenciário, recursos humanos, contratos, dentre outros. O evento contou com a parceria da Prefeitura de Natal para a sua realização. Um dos momentos altos foi a participação dos representantes do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

O Governo Federal foi representado pelo secretário de Gestão e Inovação do MGI, Roberto Pojo, pela diretora do Departamento de Transferências e Parcerias da União (DTPAR) do MGI, Regina Lemos, além da diretora do departamento de difusão e avaliação de serviços públicos digitais da Secretaria de Governo Digital, Loyane de Souza Tavares.

Em sua participação, Roberto Pojo abordou o tema das compras e contratações públicas à luz da nova lei de licitações (Lei 14.133/21), apresentou um panorama de ações e programas do ministério e reiterou a disposição do governo federal para apoiar Estados e Municípios. Já Regina Lemos, falou sobre o funcionamento, a criação de parcerias e capacitação dos programas, que têm como objetivo promover uma melhor gestão do dinheiro público com foco na geração de resultados para os cidadãos de todo o País. A última participação dos membros do Governo Federal foi de Loyane de Souza Tavares. Ela apresentou o panorama da transformação digital dos serviços públicos.

A presença dos representantes do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) foi destacada pela secretária municipal de Administração, Adamires França: “A presença dos gestores federais engrandeceu ainda mais o nosso encontro. Eles trouxeram as diretrizes implementadas pela nova gestão do Governo Federal, esclarecendo pontos importantes, se colocaram à disposição para oferecer capacitação aos gestores municipais, bem como reiteraram a disposição de ampliar o diálogo entre as esferas governamentais. Foi uma experiência muito rica para todos”, ressaltou a Adamires.