Natal está entre as cidades brasileiras que mais investem em políticas públicas para as mulheres. O Centro de Referência, a Casa Abrigo e a Patrulha Maria da Penha, além da criação da própria Secretaria da Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres – Semul, são exemplos desse investimento. A entidade comemora, neste dia 30 de abril, o Dia Nacional da Mulher e aproveita a data para orientar sobre o funcionamento de sua “rede de proteção” às mulheres, na capital potiguar.

O Dia Nacional da mulher foi instituído através da Lei no6.791, de junho de 1980 e a data foi escolhida em homenagem ao nascimento de Jerônima Mesquita, brasileira, enfermeira, importante liderança do movimento feminista no Brasil.

“O Dia Nacional da Mulher é de grande relevância para aqueles que estão engajados na luta pela defesa dos direitos das mulheres e pela construção de relações mais justas entre homens e mulheres. Apesar de ser uma data ainda pouco difundida, se comparada ao 8 de março, ganha espaço e vez através dos movimentos sociais e organismos de políticas públicas para as mulheres de todo país”, explica a secretária da Semul, Zezinha Medeiros.

A ideia da Semul é massificar os serviços realizados pelo órgão para que cada vez mais mulheres possam ter acesso. Aproveitar datas comemorativas torna essa missão mais viável. “O fato de termos uma secretaria específica para as mulheres permite que a cidade do Natal pense em políticas públicas exclusivas. Isso potencializa as ações voltadas para as mulheres, que possuem demandas muito específicas e urgentes, ao invés de diluí-las dentro de outras pastas, também importantes”, comenta a secretária sobre a importância da Semul.

Com as vítimas da violência doméstica, a Semul toma posição, com uma série de ações necessárias na conjuntura atual. “Seja na prevenção de situações de violências, por meio de ações educativas e de fortalecimento de mulheres e comunidades, orientações, palestras e campanhas. E ainda na assistência direta às mulheres em situação de violência, através do Centro de Referência da Mulher Elizabeth Nasser e da Casa Abrigo Clara Camarão”, relata “Zezinha”.

Ela se refere ao trabalho executado pelos centros de acolhimento e abrigo às vítimas de violência — e que já assistiram centenas de mulheres em sua história. Outra função importante é voltada para a economia feminina, com o objetivo de permitir a independência financeira das mulheres. Em parceria com a Secretaria de Assistência Social (Semtas), a Semul realiza diversos cursos profissionalizantes.

Conheça os nossos serviços:
CENTRO DE REFERÊNCIA DA MULHER ELIZABETH NASSER
Av. Nevaldo Rocha, 2280, Dix. Sep Rosado Tel: 3232-4875
Horário de atendimento:
segunda a sexta das 08h às 17h
CASA ABRIGO CLARA CAMARÃO
Abrigamento de mulheres em situação de risco iminente de morte
Endereço sigiloso
ACOLHE MULHER (orientações sobre situação de violência)
Horário de atendimento:
segunda a sexta das 08h às 17h