A UPA Potengi José Jorge Maciel participa do Projeto Sepse nas UPAs do PROADI - SUS em parceria com o Ministério da Saúde e o Hospital Sírio-Libanês, para tratamento precoce da Sepse (infecção generalizada), sendo a primeira no Rio Grande do Norte a ganhar a segunda etapa no Projeto e receber o selo de qualidade.

Participam do Projeto cinco unidades do RN, do qual a UPA Potengi foi a primeira a alcançar a conclusão da primeira etapa do protocolo e iniciar a segunda. A primeira etapa é o reconhecimento; a segunda é a ressuscitação; a terceira a reavaliação;  e a quarta o referenciamento.

Os profissionais Paloma Ferrer Gomez e Jennifer Fraga Carvalho, da equipe do Hospital Sírio-Libanês se reuniram este ano, com os servidores da UPA Potengi para discutir os novos objetivos a serem alcançados e as novas etapas do Projeto. 

O Projeto Sepse nas UPAs tem como objetivo principal reconhecer precocemente os pacientes com suspeita de Sepse e tratá-los no tempo ideal, por meio dos pacotes de medidas clínicas que por sua vez, possuem evidências demonstradas na diminuição da morbimortalidade. 

"O Projeto tem a finalidade de instituir o protocolo para reconhecer os pacientes com suspeita de Sepse e realizar o tratamento no menor tempo possível”, esclareceu o secretário municipal de saúde, George Antunes. "O selo de acreditação fortalece a Upa Potengi e o município com responsabilidade sobre o atendimento do paciente pelo SUS. A expectativa é que até dezembro de 2023, data da finalização do Projeto,  as unidades concluam as quatro etapas", finalizou o secretário. 

O Projeto vigente desde 2019 busca a ampliação da capacitação das equipes de 91 UPAs, distribuídas entre 21 estados e o Distrito Federal, na implementação e aplicabilidade efetiva dos protocolos locais que permitam aumentar o reconhecimento da Sepse, seu diagnóstico e tratamento precoce, permitindo a aplicação do pacote de medidas de contenção da doença, a fim de impactar positivamente nos desfechos clínicos dessa síndrome, segundo explicou a diretora da Upa Potengi, Swami Bezerra.

"Recentemente a UPA Potengi fez para os alunos do curso de Enfermagem e Fisioterapia da Faculdade Estácio de Natal, uma apresentação para mostrar o impacto que o protocolo de Sepse traz para o atendimento nas UPAs, minimizando a possibilidade de mortes por Sepse, por meio da avaliação na primeira hora e colocando em prática o pacote do protocolo”, informou Swami.