Dando continuidade às ações do Maio Amarelo na cidade, a Prefeitura do Natal – por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) – realizou no fim de semana (13) uma experiência compartilhada entre motoristas de ônibus, transporte opcional, transporte escolar, taxistas e ciclistas. A vivência aconteceu na Av. Hermes da Fonseca, na altura das ruas Apodi e Maxaranguape – no bairro do Tirol.

Chamada de “Inversão de Papéis” entre os protagonistas em tela, a ação educativa teve como objetivos conscientizar sobre: ultrapassagens seguras; distância ideal entre os veículos e bicicletas; simular a sensação de insegurança dos ciclistas causada pelo veículo maior; e alertar para a importância de proteger as pessoas que são mais vulneráveis no trânsito.

Para a experiência foram colocadas bicicletas na faixa compartilhada e os condutores de veículos foram convidados a viver a sensação de pedalar e ser ultrapassado por um veículo. Durante todo o processo, os condutores também receberam instruções sobre limite de velocidade, os pontos cegos (áreas onde o motorista perde a visão do ciclista na via, além de orientação específica sobre os cuidados com os passageiros na hora do embarque e desembarque do veículo numa via compartilhada. Ainda na simulação, foi possível orientar o condutor do veículo particular sobre o uso da faixa compartilhada quando for realizar a conversão a direita.

A ação, desenvolvida pelos departamentos de Educação, Engenharia e Fiscalização da STTU, contou com a parceria do Observatório Nacional de Segurança Viária, da Associação dos Ciclistas do RN, SETURN, Sistema SEST/SENAT Natal, TRANSCOOP, COOPTEN, Bike Anjo, SINDTÁXI e o Programa Vida no Trânsito.