Neste sábado (20), acontece o Dia D de intensificação de vacinação contra Influenza, Covid-19 e febre amarela no município. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) e do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis (NAI), convida a população a procurar um dos pontos extras de vacinação, das 10h às 20h, para se imunizar.

 

No município, desde a última segunda-feira (15), a vacina contra a Influenza está disponível para todas as pessoas a partir dos seis meses de idade. “Devido ao período de chuvas, que acontece de abril a agosto, as síndromes respiratórias têm um aumento considerável no município, sendo a vacinação uma das principais medidas para conter a circulação viral na população”, comenta Vaneska Gadelha, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS).

 

Já a vacina Pfizer bivalente, que garante reforço contra as principais variantes da Covid-19, está disponível para a população a partir dos 18 anos de idade, que tenham concluído o esquema básico vacinal com pelo menos duas doses de imunizantes contra o coronavírus (D1 e D2), e respeitando o intervalo de quatro meses entre a última aplicação.

 

A vacina contra a febre amarela é segura e considerada a medida mais eficaz para evitar casos graves e mortes pela doença. Crianças de 9 meses a 4 anos, devem tomar uma dose e uma dose de reforço. Pessoas de 5 a 59 anos não vacinadas, ou sem comprovante de vacinação, devem procurar um dos pontos para tomar uma dose do imunizante, o que garante imunização para toda a vida.

 

O Dia D acontece neste sábado (20), das 10h às 20h, nos pontos extras de vacinação localizados nos Shoppings Midway Mall, Partage Norte Shopping e Via Direta.

 

A SMS reforça ainda que excepcionalmente neste sábado, em respeito a adesão ao Dia D, os pontos extras de vacinação vão estar priorizando exclusivamente a imunização com as três vacinas de campanha em destaque (vacina contra a Influenza, Covid-19 e febre amarela).