O Centro Municipal de Educação Infantil Dr. Vulpiano Cavalcanti de Araújo, que atende 406 crianças, recebeu nesta segunda-feira (22), uma palestra sobre saúde bucal infantil, ministrada pela cirurgiã dentista, Dandara Medeiros de Souza. A ação faz parte da Semana do Bebê, estratégia nacional de mobilização social pela primeira infância, com o objetivo de tornar o direito à sobrevivência e desenvolvimento de crianças de até seis anos, prioridade na agenda dos municípios brasileiros. O evento acontece até o dia 26 de maio, em diversas esferas do setor público, gerando conscientização das pautas.

Atuando como diretora administrativa da unidade de ensino, a professora Maria Sandra Pereira de Medeiros, comentou sobre a realização do evento. “Eu enxergo como essencial e de extrema importância. Convocamos, organizamos a semana toda, enfatizando a saúde. Que a família que vem aqui hoje aprender, se sinta amada e acolhida. Enquanto escola, o nosso objetivo é que essa família e escola caminhem juntos. Quando temos os mesmos propósitos, a educação acontece com maior valor. Intitular uma semana para estas crianças, é torná-las protagonistas”, disse.

Responsável por orientar os pais presentes, apresentando dicas e maneiras para melhorar a higiene da boca, a cirurgiã dentista e mestre em saúde da família, Dandara Medeiros, refletiu sobre o momento de aprendizado. “Hoje falamos um pouco sobre a saúde bucal na infância. É de fundamental importância que tanto os pais, quanto a comunidade escolar, tenham consciência do impacto que uma boa saúde bucal vai trazer para a saúde geral da criança. A participação de todos é de extrema importância. São muitos assuntos sobre cáries, sobre como fazer a higienização correta, um trauma dentário que pode ocorrer no ambiente escolar, entre outros contextos. É fundamental que a família saiba lidar com essas diversas possibilidades, garantindo mais saúde para os seus filhos”, explica.

Mãe de Samuel Fernandes da Silva, Lillian Luana da Cruz Silva, contou que fica animada para aprender com eventos como esse e destaca que momentos similares devem acontecer cada vez mais. “Acho muito importante pois não só nós pais aprendemos. Mas as crianças também. Aprender com a palestra hoje e sair com o conhecimento para cuidar melhor do meu filho em casa, é algo primordial”, pontuou.

Representando a Secretaria Municipal de Educação no evento, a diretora do Departamento de Educação Infantil, Alderly Façanha reforçou os impactos positivos que a Semana do Bebê possui como movimento para orientar os pais e comunidade escolar. “Durante a semana teremos várias ações, de várias secretarias, tratando de uma ação intersetorial. Abrange as mais diversas secretarias, como a Semtas e a Saúde. Nos CMEI, essa ação acontece de forma a propiciar atividades atrativas para crianças e famílias, contando com palestras e momentos de diálogo informal, ministrados por profissionais de postos de saúde e demais orientadores capacitados para semear conhecimento, responsável por propiciar melhores condições de saúde e vida para as crianças”, comenta.