Começa nesta quinta-feira (01) e segue até a segunda-feira (05), a Semana do Meio Ambiente 2023. Com o tema “Natureza Viva, Natal Sustentável” e o lema “Restaurando o futuro rumo à resiliência”, o evento conta com vasta programação. A solenidade de abertura esta prevista para às 9h30 do dia 1º, no Bosque das Mangueiras, e contará com as presenças do prefeito Álvaro Dias e do secretário Municipal de Meio Mabiente, Thiago Mesquita.

A solenidade vai contar com apresentações culturais da Orquestra da Escola Municipal Ferreira Itajubá e Show de Rap com Miguel Carcará. E ainda, um plantio simbólico na área do Bosque de parte das mudas referentes ao compromisso assumido por Natal ao receber em abril deste ano, o 2º Encontro Regional ICLEI Nordeste e o selo de evento Carbono Free.

Na oportunidade, acontece também a assinatura do Termo de Cooperação entre a Semurb e as secretarias de serviços urbanos (Semsur), Obras Públicas e Infraestrutura (Seinfra) e Urbana para dar suporte à Fiscalização da Semurb na proteção ao meio ambiente.

Porém a programação do evento já começa a partir das 8h no local com feira de orgânicos, exposições das fiscalizações urbanística e ambiental, e dos setores de planejamento da Semurb, das Zonas de Proteção Ambiental (ZPA’s) e cartilhas produzidas pela pasta. E ainda do projeto Agroecologia na Cidade, pela Associação de Apoio às Comunidades do Campo do RN (AACC).

E também oficinas de horta orgânica e de leitura com temáticas ambientais para o público infantil e de compostagem para adultos . E ainda, brincadeiras com jogo lúdico da educação ambiental da Semurb e trilha ecológica guiada também para o público infantil.

No mesmo dia, em paralelo, acontece das 8h às 17h o drive-thru para recebimento de lixo eletrônico no Partage Norte Shopping, ação importante para a preservação da natureza da cidade e que fomenta o descarte desse material de maneira apropriada.

Programação

Neste ano a Sema promove também mutirões de limpeza, exposições, oficinas, feira de orgânicos e de artesanato. Além de trilhas, caminhada histórica , palestras on-line entre outras atividades e algumas necessitam de inscrição prévia. Outra ação importante é a sensibilização ambiental nas escolas com a educação ambiental da Semurb sobre coleta e destinação de resíduos para alunos do 4º e 5º anos.

Já sexta-feira (2) serão realizadas duas palestras gratuitas, ambas com inscrições e direito a certificado. A primeira palestra com o tema “A importância das áreas verdes para os centros urbanos e o papel das ZPAs na amenização do clima da cidade”, com Gustavo Soares, Tecnólogo Ambiental do Setor de áreas Verdes e Mudanças Climáticas da Semurb, das 10h às 10h30.

E a segunda “Como minhas atitudes impactam no meio ambiente” com a palestrante, Stephane Melina Souza Gomes, Gestora Ambiental, pós-graduada em ESG e MBA em Sustentabilidade, das 15h às 15h30.

Para se inscrever nessas e em outras atividades basta acessar o aplicativo Natal Digital disponível nas lojas de dispositivos Android e IOS e acessar a guia "serviços" na barra inferior, em seguida clicar no ícone "Semana do Meio Ambiente 2023".

No App Natal Digital também é possível conferir a programação completa da semana, que vai de 1 a 5 de junho, e ainda uma gama de outros serviços disponibilizados para população pela Prefeitura do Natal.

Plantios e Mutirões de Limpeza

No sábado (3), o destaque é para o plantio de cerca de 200 mudas na margem direita do Rio Pitimbú, área que é alvo constante de queimadas em parceria com o Horto Parque das Serras, Planta Natal e Parque da Cidade, às 7h30. E o mutirão de limpeza nas praias “Jogue Limpo! Na praia, no rio ou na rua, lixo é na lixeira”, que vai acontecer a partir das 9h, nas praias do Forte e do Meio.

Além de oficina de horta orgânica e minicurso para cultivo de orquídeas para o público adulto, e pintura de rosto e trilha ecológica guiada para o público infantil, no Bosque das Mangueiras.

Dia do Meio Ambiente

No Dia mundial do Meio Ambiente, na segunda-feira (5), os destaques são para as atividades no Parque da Cidade onde o público poderá participar das Trilhas Naturais, das 7h às 10h e Trilha do Pôr-do-sol, às 15h; do Café com Cordel na biblioteca, às 8h, e inauguração do Jardim Sensorial, às 8h30. E por fim, às 9h, a solenidade de premiação do Edital da ARSBAN “Sanear com Arte”, no auditório.

Em paralelo, também na segunda (5), ocorre plantio de mudas nas calçadas da Avenida Amintas Barros, finalizando o compromisso do 2º Encontro Regional ICLEI NE, como Evento Carbono Free, com o apoio do Planta Natal, das 7h às 10h; o mutirão de limpeza nas praias, em Ponta Negra, a partir das 8h; e drive-thru, das 9h às 12h, para recebimento de lixo eletrônico, no CCAB Sul.

Parcerias

A Semana do Meio Ambiente de Natal é realizada pela Prefeitura do Natal com coordenação da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e apoio das secretarias municipais de Comunicação (Secom), Educação (SME), Planejamento (Sempla), de Governo (SMG), de Trabalho e Assistência Social (Semtas), Serviços Urbanos (Semsur), Mobilidade Urbana (STTU), Companhia de Serviços Urbanos (Urbana).

Além da Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico (Arsban), Projeto Planta Natal, Sebrae, Associação de Apoio às Comunidades do Campo do RN (AACC), Associação Orquidófila do Rio Grande do Norte (SORN), CCAB Sul, Partage Norte Shopping.

E a parceria das empresas Natal Reciclagem, Horto Parque das Serras, Amada Minhoca, MC Mensagem Mobiliário Urbano e da Água Cristalina.