Um final de semana dedicado aos festejos juninos na Rede Municipal de Ensino de Natal. Com uma programação voltada para reverenciar as tradições nordestinas, os Centros Municipais de Educação Infantil e as Escolas de Ensino Fundamental realizaram na sexta-feira (16) e sábado (17), os tradicionais arraiás.

Na sexta-feira (16), o Centro Municipal de Educação Infantil Professora Raquel Maria Filgueira promoveu o “15º Arraiá da Comadre Raqué Filgueira com Poesia, Cantoria e Cultura Popular”, na tenda do Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), reunindo a comunidade escolar e os familiares das 240 crianças matriculadas nos níveis II, III e IV da Educação Infantil.

De acordo com a gestora administrativa Maria Rosa Barbalho, a festa teve apresentações das crianças, desfile e presentes para os reis, rainhas, príncipes e princesas do turno matutino e vespertino, sorteio do balaio junino, e apresentações de cordéis, poesias e repentes com artistas potiguares. “Nosso objetivo foi de vivenciarmos uma tarde de apresentações, conhecimentos e a efetivação da prática pedagógica do projeto Conhecendo e Festejando a Cultura Junina do Nordeste”, comentou a gestora.

Além do CMEI Professora Raquel Maria Filgueira, as comemorações aconteceram nos Centros Municipais Nossa Senhora de Lourdes, Amor de Mãe, Nossa Senhora de Santana e Professora Terezinha de Jesus Lima de Souza. As comemorações em louvor aos santos de junho - Santo Antônio, São João e São Pedro - continuaram no sábado (17), com os arraiás dos Centros Municipais de Educação Infantil Professora Carmen Fernandes Pedroza, Professora Carla Aparecida Albernaz Bandeira, Santa Cecília, Professora Telma Rejane Moura Freire, Jesus Bom Pastor, Professora Evangelina Elita de Souza, Selva Capistrano Lopes da Silva, Professora Maria Cleonice Alves Pontes e Professora Rosalba Dias de Barros, e nas Escolas Municipais São Francisco de Assis e Professor Waldson José Bastos Pinheiro.

A secretária de Educação de Natal, professora Cristina Diniz visitou as unidades de ensino na sexta e no sábado acompanhada da equipe da SME-Natal. “Parabenizo as unidades por estarem fazendo festas tão lindas, junto com as crianças e as famílias, trazendo as tradições, a cultura do São João e do São Pedro. É uma alegria poder participar”, disse a titular da pasta.

Presente ao evento e acompanhando o filho Antony Felipe Santos, de quatro anos, matriculado no Nível II do CMEI Professora Carla Bandeira, Luís Felipe Santos Rosa explicou porque acha importante a celebração da festa junina no CMEI.  “É bom para que as crianças conheçam a cultura do nosso país e aproximem os pais da escola, assim como dos outros pais”.

Na Escola Municipal São Francisco de Assis, a pescaria premiada e a quadrilha chamaram atenção da estudante de oito anos, Maria Jadyla da Silva Barros, que está matriculada no 3º ano do Ensino Fundamental da instituição. “O São João da nossa escola foi muito bom. Teve várias coisas legais. As quadrilhas estão muito lindas”, comentou.