Planejar é o melhor caminho para o desenvolvimento organizado e sustentável de uma cidade. Com essa perspectiva, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB), deu início a fase de implantação do Sistema de Informação Geográfica (SIG), instrumento que fornecerá informações essenciais para organização do espaço em Natal.

O SIG é uma base de dados que proverá informações diversas às secretarias de Meio Ambiente e Urbanismo e de Tributação do Município – primeiras a terem acesso ao sistema – para que elas possam obter uma radiografia completa da cidade, de forma organizada e acessível, para projetar os investimentos e ações e apresentar soluções mais rápidas para os problemas da população.

A implantação do sistema – que contém detalhes aparelhos públicos, imóveis, rede de esgoto, entre outros – teve início na semana passada. Os usuários do SIG iniciaram uma bateria de testes para que avaliar as funcionalidades do programa e, constatar possíveis falhas e distorções, para que os problemas sejam corrigidos antes do sistema passar a funcionar efetivamente.

Durante a segunda quinzena de abril, foi oferecido aos usuários do SIG, inclusive aos secretários, do Meio Ambiente e Urbanismo, Tributação (SEMUT) e Planejamento (SEMPLA), um treinamento para que a fase de testes fosse iniciada.

De acordo com Reginaldo Vasconcelos, chefe do Departamento de Geoprocessamento da SEMURB, o SIG deverá estar em pleno funcionamento até o final do ano. “È um programa que exige muito cuidado, já que as informações que ele disponibilizará, serão base de futuras ações e projetos da secretaria, por isso é importante o tempo para aperfeiçoá-lo”, explica.

Reginaldo explica ainda que o sistema vai mudar a forma como as decisões são tomadas. “Com esse programa, as secretárias serão amparadas por informações mais precisas. É um salto administrativo inimaginável”, conclui.