Um verdadeiro espetáculo de música, arte, diversidade e inclusão. A abertura do maior São João de todos os tempos realizado pela Prefeitura Municipal do Natal, por meio da Secretaria de Cultura (Secult/Funcarte), na área externa do Arena das Dunas, já entrou para a história dos festejos juninos da capital. A Festa começou nesta terça-feira (20) e segue até domingo (25), com entrada gratuita. Os eventos juninos terão início sempre às 17h na Praça Externa Norte, com acesso pelo estacionamento externo, próximo à Avenida Prudente de Moraes. A previsão de público é de até 40 mil pessoas por dia.

Ao pisar no palco principal, o prefeito Álvaro Dias não escondeu a sua satisfação com o sucesso do evento. “Mais um grande evento vitorioso com a presença maciça do público, da participação popular superando expectativas, com artistas como Bruno e Marrone unindo essa multidão. Isso comprova o sucesso do São João da Cidade do Natal. O maior São João da nossa história unindo artistas nacionais e da  terra, como sempre fazemos, impulsionando nossos artistas locais. Fazendo valer a nossa tradição. Será assim em todos os dias desse evento. Com artistas locais precedendo os grandes shows", ressaltou o prefeito.

Este ano, o espaço dos shows tem uma área aberta ao público e outra destinada ao Camarote Clap Natal, resultado da primeira Parceria Público-Privada firmada pela Prefeitura. Com cobrança de ingresso, o espaço oferece área especial com frontstage, praça de alimentação, bares e banheiros exclusivos.

No palco principal montado na área externa da Arena, a noite desta terça-feira contou com os shows de Zé Hilton  do Acordeon, abrindo a programação. Walkyria Santos se apresentou logo em seguida com um show que animou o público. A dupla sertaneja Bruno e Marrone, a apresentação mais esperada da noite, fez todo mundo cantar junto. Foram quase cinco horas de shows, de diferentes estilos musicais, animando o público que não parou de cantar um minuto sequer.

A atendende comercial, Danielle Carvalho, 36 anos, que veio da Zona Norte só pra ver de perto Walkyria Santos. "A festa tá maravilhosa, os shows são incríveis, mas não consigo conter a ansiedade de ver minha cantora favorita Walkyria Santos, a Única. Sou apaixonada. Essa oportunidade que a Prefeitura do Natal nos oferece é incrível. Podemos curtir os shows dos nossos artistas e de forma gratuita", orgulha-se.

Acessibilidade e Inclusão
Este ano, o São João de Natal conta também com uma área exclusiva para Pessoas com Deficiência (PCD), com direito a acompanhante e intérprete de libras, localizada próxima ao palco principal. Além de garantir o direito à cultura e ao lazer, a iniciativa da Prefeitura cumpre a Lei de Acessibilidade(Lei nº 13.146). De frente pro palco, entre as pessoas beneficiadas com a iniciativa,  estava a dona de casa Socorro Lima, cadeirante,  acompanhada da irmã. "Só tenho elogios a fazer a esta iniciativa. Desde que chegamos aqui fomos bem recebidos e o espaço, além de privilegiado, é bastante amplo e seguro. Que mais eventos em Natal valorizem a presença das pessoas com deficiência em shows, teatros e outros eventos culturais", disse.

Quadrilhas juninas
O público presente também prestigiou a abertura da 32ª edição do Festival de Quadrilhas Juninas. Um investimento da ordem de RS 607.840 da gestão municipal por meio de seleções públicas para apoiar e premiar as quadrilhas vencedoras em suas categorias. Um verdadeiro show de cores, coreografias e sincronia. Durante os cinco dias, também  na Arena das Dunas tem área da gastronomia, com comidas de rua e típicas, contando com mais de 20 opções à disposição do público.

A programação oficial do São João de Natal, promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secult/Funcarte, na Arena das Dunas, tem o apoio do SESC/RN e conta com a participação das Secretarias Municipais de Planejamento (Sempla), Secretaria de Comunicação (Secom), de Mobilidade Urbana (STTU), Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), Guarda Municipal de Natal (CGM) e do Serviço Móvel de Urgência (SAMU).

Agenda
E hoje tem mais. Confira a programação dos shows para esta Quarta-feira (21/06):

18h - Marina Elali
19h30 - Waldonys