Uma das mais importantes obras da gestão municipal, a construção de novas calçadas com total acessibilidade para cadeirantes e deficientes visuais, avançou em mais um ponto da cidade: a avenida São José, localizada no bairro de Lagoa Seca. Os serviços, tocados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), se concentram no trecho da via onde cruza com as avenidas Nevaldo Rocha e Presidente Bandeira.

O objetivo é proporcionar maior segurança e mobilidade aos pedestres, cadeirantes e deficientes visuais, que terão novas ferramentas para caminharem com mais segurança nos locais. Os trechos incluídos das ruas e avenidas entre os bairros de Lagoa Nova e Tirol estão distribuídos em três zonas denominadas azul, roxa e amarela. "O projeto prevê investimentos na ordem de R$ 30 milhões. Teremos uma verdadeira transformação em nossas calçadas. Com mais conforto, boa mobilidade e seguindo as normas de acessibilidade para todos", define o prefeito Álvaro Dias.

"Estamos em vários pontos de Natal, notadamente em bairros das regiões Sul e Leste, e nesta semana, dando carga máxima na avenida São José, grande corredor de trânsito e ligação entre diversos bairros, e que recebe também uma imensa população de pedestres todos os dias", explicou o secretário Carlson Gomes, titular da Seinfra.

A ação da Prefeitura de Natal, por meio das secretarias municipais de Infraestrutura (Seinfra) e Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) se estenderá até julho de 2024, beneficiando todas as regiões da cidade, com 70 km de calçadas totalmente requalificadas.

Investimentos e melhorias

De acordo com o titular da Seinfra, dentre as vias dos bairros de Lagoa Nova, Lagoa Seca e Tirol contempladas, estão as avenidas Prudente de Morais, Afonso Pena, Amintas Barros, Nascimento de Castro, Nevaldo Rocha, Tororós, Xavier da Silveira, Salgado Filho e São José.