O Setor da Vigilância Sanitária (SVS) de Natal, conta com uma nova ferramenta para auxiliar no acesso aos serviços oferecidos aos usuários do município. O aplicativo Natal Digital permite aos usuários realizarem agendamento para os atendimentos presenciais ofertados pelo setor pertencente ao Departamento de Vigilância Sanitária (DVS), da Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) Natal.

“A Vigilância Sanitária iniciou esta semana a disponibilização das agendas também por meio do aplicativo Natal Digital, que serve como mais uma ferramenta para auxiliar nos serviços oferecidos para a população do município”, comenta Vaneska Gadelha, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, reforçando que os agendamentos oferecidos de forma presencial na unidade continuam a acontecer normalmente.

Por meio de nova funcionalidade liberada no aplicativo, os usuários vão poder agendar seu atendimento presencial para o Núcleo de Saúde Ambiental, Núcleo de Controle de Medicamentos e Produtos, Núcleo de Controle de Alimentos, Núcleo de Serviços de Saúde, Protocolo, Serviço de Arquitetura e Engenharia (SAE), Setor de Receituário e para Serviços de Plantões.

O aplicativo também disponibiliza uma aba para que os usuários realizem denúncias relacionadas a questões envolvendo meio ambiente, alimentos, medicamentos e produtos, serviços de saúde e saúde do trabalhador. “Foram disponibilizadas duas funcionalidades, uma delas é o canal de denúncia e a outra é a aba que possibilita agendamento para atendimento nos serviços. A intenção é facilitar o acesso e incentivar para que a população utilize o aplicativo, pois a Prefeitura já oferece diversos serviços nesta plataforma”, reforça Vaneska.

Além das funcionalidades da Vigilância Sanitária, o aplicativo Natal Digital já disponibiliza informações sobre a Vigilância em Zoonoses da capital, oferecendo funções como campo para denúncias sobre arboviroses, animais agressores e animais mortos, solicitação de Vigilância de Leishmaniose e Vigilância da Esporotricose (para gatos), participação do Censo Animal, ou ainda ter notícias no Boletins Entomoepidemiológicos.