A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal, por meio da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Biologia Parasitária do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), concluem o projeto "Curso de Atualização dos Agentes de Endemias do Município de Natal".

"O Projeto possibilitou ampliar a sensibilização dos profissionais de saúde para o leque de agravos de importância para a vigilância em saúde no território do Natal. Investir em capacitação significa melhor serviço e conhecimento chegando ao usuário do SUS", comenta Jan Pierre Araújo, chefe da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ).

Os encontros aconteceram de forma quinzenal com a intenção de atualizar os agentes quanto às principais zoonoses emergentes e reemergentes no município, além de discutir sobre os novos conceitos, tecnologias e ferramentas de vigilância e controle desenvolvidas pela comunidade científica brasileira e internacional que possam auxiliar no gerenciamento das endemias no território.

O curso contou com mais de 10 professores das mais diversas áreas do conhecimento da microbiologia e parasitologia, que abordaram temas como raiva, leishmaniose, esporotricose, leptospirose, animais venenosos e peçonhentos e esquistossomose, para os mais de 230 agentes que desenvolvem trabalhos de campo da UVZ nos cinco Distritos Sanitários do município.

O projeto de qualificação para os agentes contou com o apoio do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (EMATER), da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), do Parque das Dunas, do Sindicato dos Médicos do RN (SINMED), do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), do Centro de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Natal e da Secretaria Municipal de Educação (SME).