A tarde deste sábado (29) foi de muita animação, alegria, brincadeiras, amor, afeto e respeito às diferenças. A primeira edição do Arraiá da Inclusão levou uma verdadeira multidão ao Bosque das Mangueiras, em Lagoa Nova. A festa encerrou a programação dos festejos juninos da cidade em grande estilo. O público alvo da iniciativa foi o de pessoas com deficiência e, especialmente, às invisíveis, tais quais o Transtorno do Espectro Autista (TEA) dentre outras. O prefeito de Natal, Álvaro Dias, acompanhou o evento ao lado da primeira dama, Amanda Dias, e da secretária de Direitos Humanos, Yara Costa. O arraía foi organizado pela gestão municipal em parceira com o mandato do vereador Dickson Júnior, Associação Brasileira de Apoio à Pessoa com Deficiência (Abaped) e HD Produções.

"Essa era uma lacuna existente na programação cultural da nossa cidade. A nossa gestão trata a causa da pessoa com deficiência com muito respeito e sensibilidade. Acertamos em cheio na promoção do Arraíá da Inclusão. Vemos aqui a participação de muitas famílias que estão gostando muito da iniciativa", disse o prefeito Álvaro Dias.

O público aprovou. A dona de casa Maria da Conceição foi ao evento com o filho Gabriel, que está inserido no Transtorno do Espectro Autista. Ela gostou das atrações disponibilizadas e do ambiente criado para receber a todos: "Achei uma iniciativa muito legal. Ainda existe muito preconceito na sociedade e eventos como esse ajudam a quebrar essas barreiras e contribuem para conscientizar a população", contou.

Quem também curtiu o arraiá foi o casal Pedro e Marília Peixoto, acompanhados da filhinha Sofia, que tem Síndrome de Down. A família se divertiu bastante com os brinquedos, aproveitou para saborear as delícias da praça de alimentação e aproveitou a ida ao Bosque das Mangueiras para fazer a trilha no local: "Ficamos muito felizes com a realização do Arraía. O Bosque das Mangueiras tá muito lindo e convidativo. Hoje a nossa Sofia teve uma tarde muito alegre", contou Marília.

O evento contou com apresentações musicais, respeitando os limites sonoros, show de talentos de crianças e adolescentes (com inscrições prévias no instagram @arraiadainclusaoemnatal e na hora do evento), praça de alimentação, artesanatos, sala de acolhimento para regulações em possíveis crises, sala de oficinas de pintura e brincadeiras, além de brinquedos infláveis. Também fora disponiblizadas tendas gratuitamente (através de inscrição prévia) para comercialização de produtos e serviços. Os responsáveis pelas vendas dos produtos foram familias de pessoas com deficiência.