O mês de julho foi marcado por ações de conscientização sobre os riscos e formas de prevenção às hepatites virais nas Unidades de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal. As atividades foram desenvolvidas em alusão a campanha “Julho Amarelo”, que teve seu encerramento nesta segunda-feira (31) em uma ação desenvolvida na Unidade de Saúde Jardim Progresso, localizada no Distrito Sanitário Norte II.

“As ações de conscientização contra as hepatites virais continuam durante todo ano, mesmo após o final do mês de julho, com testes rápidos e vacinação disponíveis nos nossos serviços de saúde”, comenta Tayane Oliveira, coordenadora do Núcleo Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais da SMS Natal, reforçando  a importância de se manter os cuidados durante todo o ano.

Roda de conversa sobre os tipos de hepatites e sua prevenção, vacinação contra as infecções causadas pela hepatite A e B, testes rápidos que podem detectar as infecções do tipo B ou C, distribuição de preservativos e hipoclorito de sódio, além da entrega de brindes para quem participava das ações, foram algumas das atividades desenvolvidas durante o dia.

Lígia da Silva, frequentadora da unidade, participou da atividade e se mostrou bastante satisfeita com a ação desenvolvida. “Gostei bastante da ação, fiquei sabendo um pouco mais sobre as hepatites e os riscos delas e aproveitei para fazer teste rápido”, comenta.

Hepatites virais

As hepatites virais são infecções que atingem o fígado, e podem causar alterações leves, moderadas ou graves nos indivíduos. Elas são causadas por vírus classificados de acordo com as letras do alfabeto. No Brasil, existem três tipos mais comuns, a hepatite A, a hepatite B, e a hepatite C. As hepatites do tipo A e B possuem vacinas disponíveis de forma gratuita nas unidades de saúde do município.

Vacinação

A vacina contra a Hepatite A é altamente eficaz e segura e é a principal medida de prevenção contra a infecção. É aplicada em dose única, e está disponível para crianças a partir de 15 meses até os 5 anos não completados.

O imunizante contra a infecção pelo vírus do tipo B, é destinado para pessoas não vacinadas contra a hepatite B, para as que não complementam o esquema vacinal com as três doses do imunizante, ou para as pessoas que não possuem comprovação de vacina com a Pentavalente na infância.

As vacinas contra as hepatites virais A e B estão disponíveis durante todo o ano nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e de 13h às 15h, e nos pontos extras dos shoppings Midway Mall, Via Direta e Partage Norte Shopping, de segunda a sexta-feira das 13h às 20h, e aos sábados, das 15h às 20h.