Estão abertas as inscrições para as próximas turmas do “ABC da Informática”. O curso começa em setembro e as inscrições podem ser feitas até a próxima quarta-feira (25) no Telecentro da Biblioteca Municipal Professor Esmeraldo Siqueira, na Fundação Cultural Capitania das Artes – Funcarte, Avenida Câmara Cascudo, 434, Ribeira. “Serão 80 vagas, com aulas manhã e tarde, durante dois meses. No ato da inscrição é preciso apenas apresentar algum documento de identificação”, afirma Jaqueline Ramalho Maia, Coordenadora Geral dos Telecentros Comunitários de Natal.

O curso tem como objetivo principal familiarizar o usuário que nunca teve oportunidade de contato com o computador para que ele possa garantir a sua inclusão no mundo digital. Segundo a Coordenadora Telecentros Comunitários, o curso irá ensinar à população a usar o mouse, teclado, ferramentas da internet e os softwares livres, como é o caso do ambiente Linux, Open Office e o Firefox.

O “ABC da Informática” é totalmente gratuito e os alunos ainda receberão certificados ao final dos dois meses de aulas. “Pode realizar o curso pessoas a partir de sete anos de idade, mas caso a criança tenha entre sete e doze anos de idade deve ir acompanhado de um responsável maior de 18 anos. Estimulamos bastante que os pais também façam o curso, inclusive percebemos nas outras unidades de Telecentros que as aulas estão mesmo se transformando em um programa familiar”, relata Jaqueline Ramalho.

E a partir de segunda-feira (23), começam as inscrições para o curso de “ABC da Informática” do Telecentro Panatis. Para se inscrever, é só levar documento de identificação no Telecentro localizado na Avenida Maranguape, 1221, Panatis.

“Já formamos nas unidades de Telecentros de Cidade Nova, Guarapes, Lagoa Seca, Mãe Luiza, Neópolis e Panatis 323 alunos no primeiro semestre de 2010. Atualmente, temos 326 alunos realizando os cursos em fase de conclusão, e temos 374 pessoas nos cadastros de reserva dos Telecentros. Essa é mais uma importante ferramenta, não só de inclusão digital, mas também de qualificação que facilita e abre as portas para o mercado de trabalho”, garante o Secretário da Semtas, Alcedo Borges.

Sobre os Telecentros Comunitários
Os Telecentros se constituem em espaços públicos providos de computadores conectados à Internet em banda larga, para a realização de atividades, mediante o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), tendo como objetivo promover a inclusão digital e social das comunidades atendidas e reduzir a exclusão social, criando oportunidades para cidadãos. Prioriza o acesso dos adolescentes, jovens, mulheres, pessoas com deficiência e usuários dos programas socioassistenciais.
“Já temos mais de 2.956 pessoas cadastradas somente de fevereiro para cá. Atualmente, contabilizamos 33.675 acessos nos nossos computadores. Diariamente são 363", revela a Coordenadora Geral dos Telecentros.

Saiba onde encontrar um Telecentro Comunitário mais perto de sua casa:
- Bombeiros – Avenida Alexandrino de Alencar, 908, Lagoa Seca.
- Instituto Norteriograndense de Cidadania – Avenida das Alagoas, 544, Neópolis.
- Oscip - Gente Feliz – Trav. Getúlio Vargas, 452, Cidade Nova.
- CRAS - Guarapes – Rua Novo Guarapes, s/n, Guarapes.
- ProJovem – Avenida Maranguape, 1221, Panatis.
- Oscip Afim – Rua João XXIII, 1573, Mãe Luiza.
- Funcarte - Telecentro da Biblioteca Municipal Professor Esmeraldo Siqueira. Avenida Câmara Cascudo, 434, Ribeira.

Dúvidas e sugestões, entre em contato como a Coordenação Geral do Telecentro Comunitário: 3232-9304