A Biblioteca do Conhecimento Virgílio Urbano de Araújo, localizada no bairro das Rocas, recebeu na quarta-feira (18), a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com o tema "Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável". Acompanharam a palestra os estudantes do 5° e 9° ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Santos Reis. O professor e palestrante Washington José de Sousa, do Departamento de Administração Pública e Gestão Social, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, explicou sobre o tema. "A primeira importância é o fato de colocarmos a Escola Municipal Santos Reis dentro da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que ocorre anualmente no mês de outubro.

Começou no sábado (14) com o eclipse solar anular e vai até a próxima sexta-feira (20). "Nós da universidade, estamos desenvolvendo um projeto que é para trabalhar ciências básicas dentro da alimentação escolar. É fundamental trabalhar com os estudantes da Rede Municipal as noções de biologia, química, física, como elas entram por exemplo na produção de alimentos", disse.

O professor também ressaltou que estão trabalhando sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e a agricultura familiar. "Alguns professores e estudantes desconhecem o programa, por vezes se alimentam, mas não sabem que existe o programa, então, a gente trabalha mostrando a importância dos alimentos saudáveis, dos produtos da agricultura familiar para o desenvolvimento sustentável", finalizou Washington José de Sousa.
A secretária adjunta de Gestão Pedagógica, Naire Jane Capistrano, prestigiou o evento.

"Nosso intuito, enquanto profissionais da educação, é aproximar os estudantes dos conhecimentos construídos sócio e historicamente. Nosso papel é aproximar as crianças da ciência. O tempo inteiro eles acessam o mundo pela tecnologia, eles se apropriam e usufruem de conceitos científicos, mas precisam entender e reconhecer esses conhecimentos como historicamente construído e importante na formação na constituição enquanto sujeitos e cidadãos", reforçou.

A coordenadora da Biblioteca, Jeana Magalhães de Oliveira, falou sobre a democratização ao acesso dos estudantes para esse tema tão importante na sociedade. "Ficamos felizes com a participação dos estudantes do 5º e 9º ano da Escola Municipal Santos Reis. São duas gerações que estão se encontrando para aprender e se aperfeiçoar sobre as ciências e tecnologia no nosso país".

O estudante Willian Lucas de Costa Lima, de 11 anos,  falou que gostou de participar da ação na biblioteca. "Aprendi diversos assuntos, sobre os povos indígenas e questões de alimentação saudável. Por exemplo, se eu comer uma macaxeira e sobrar as cascas, devemos plantar novamente e isso é muito bom". Já Guilherme Rocha do Nascimento, da mesma idade, disse que "aprendi que existem comidas que nos fazem mal, e que devemos sempre comer comidas saudáveis".