Um grupo de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Rede Municipal de Ensino de Natal, foram prestigiar nesta quinta-feira (16), a terceira noite do 29º Encontro de Corais da Cidade do Natal e 21º Encontro Nacional de Coros em Natal (Enconat), que está acontecendo no auditório Paulo Freire do Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure). O concerto oficial da noite contou com a participação de sete corais.

Guiados pelo professor de Artes, Clodoaldo José da Cruz, 30 estudantes da EJA da Escola Municipal Professora Francisca Ferreira da Silva, tiveram no concerto do Enconat, uma atividade pedagógica diferente, assistindo in loco as apresentações dos corais. O professor Clodoldo Cruz, tem 31 anos de sala de aula, e busca no universo musical, inspiração para suas aulas.

"Trabalhei a inter-relação entre a teoria e a prática, abordando as vozes masculinas e femininas que compõem os corais. Falei um pouco sobre os gêneros musicais: popular, erudito e folclórico, e a finalização da atividade é exatamente esse contato ao vivo com os diversos corais que estão se apresentando aqui”, contou o professor entusiasmado.

O professor Clodoaldo Cruz lembra que em 2022 o Coral Municipal Sons da Terra se apresentou na escola para os estudantes, interagindo em uma atividade didática. “O meu domínio artístico é a música. Sempre faço essa ponte, trazendo eles todos os anos para assistirem as apresentações. É um passeio cultural e é muito enriquecedor para eles”, destaca Cruz. A Escola M. Professora Francisca Ferreira da Silva está localizada no bairro do Bom Pastor.

“Ano passado eu vim pela primeira vez. Comecei  a gostar, amar de verdade. Sempre é bom poder aprender algo novo”, destaca Sandra Maria de Góis, de 62 anos, aluna do professor Clodoaldo Cruz.

Com pouco mais de um ano de formação, quem se apresentou no palco do Enconat foi o Coral Cidade de Jucurutu, do Campus Avançado do IFRN. A regente Luciana Real Limeira, destacou a preparação do grupo que percorreu 246 Km de Jucurutu (RN) até a capital potiguar  para s e apresentar no Enconat. "O nosso grupo tem um ano de formação, e é fruto de um programa de extensão, essencialmente um coro da comunidade. São pessoas que gostam de cantar, mas que estão tendo o primeiro contato com o canto coral. Então, quando surgiu a oportunidade, eles se dedicaram ainda mais no estudo do canto coral. Estamos muito felizes. Do palco eu vi a alegria de cada um cantando na hora da apresentação, e isso resume a dedicação que eles tiveram”, relata Limeira.

Se apresentaram nesta quinta-feira o Coral InfantoJuvenil da SEMUC de Parnamirim (RN), Coral Cidade de Jucurutu (RN), Grupo de Ópera Canto Dell'Arte (Natal-RN), Coral Canto no Ponto (Recife-PE), Coral NatalCard (Natal-RN), Madrigal da UFRN (Natal-RN).