A Prefeitura do Natal, por meio da Companhia de Serviços Urbanos de Natal - Urbana, dentro do Projeto Natal Limpa e Sustentável, renovou o termo de cooperação técnico entre o município de Natal, com a Circular Brain e a empresa Natal Reciclagem Ltda. A Circular Brain é uma startup paulista que trabalha com uma plataforma de gestão de ciclo de vida e rastreamento de resíduos eletrônicos em todo o Brasil. A Natal Reciclagem Ltda é uma empresa genuinamente potiguar, parceira da Urbana há muitos anos, colaborando em diversas campanhas de conscientização sobre descarte de lixo eletrônico, sendo a única autorizada pela Circular Brain para o uso de sua plataforma de soluções de logística reversa individual.  

O foco é tornar acessível ao cidadão fazer o descarte correto do lixo eletroeletrônico, que favorece a logística reversa e retira metais perigosos que causam grave contaminação do meio ambiente. Lixo eletrônico é todo equipamento eletroeletrônico que não é mais utilizado pois chegou ao término de sua vida útil, por não estar mais funcionando ou ter se tornado obsoleto. No Brasil se produz dois milhões de lixo eletroeletrônico por ano, e desses, menos de 3% é reciclado e o descarte irregular cresce mais de 49%. 

Para a gerente de marketing da Circular Brain, Lívia Santarelli, "A renovação do Termo de Cooperação entre Urbana, Natal Reciclagem e Circular Brain reforça o comprometimento com o meio ambiente e a educação ambiental no município de Natal visando o descarte correto dos resíduos eletrônicos, fomentando a economia circular na cidade". 

O termo de cooperação anterior entre a Prefeitura do Natal e a empresas, proporcionou a instalação de cerca de 13 PEVs (ponto de entrega voluntária) em todas as regiões administrativas de Natal, além do trailler itinerante para receber os resíduos eletrônicos, além disso, essa parceria leva para o Projeto Participa Natal nos Bairros um ponto de entrega voluntária em cada edição, no estande da Urbana, facilitando ainda mais para a população o descarte correto dos resíduos.  

“Renovar o termo de cooperação era um compromisso da gestão do prefeito Álvaro Dias, pensando nas políticas ambientais no município de Natal. A Natal Reciclagem e a Circular Brain são grandes parceiras de Natal nesse processo de conscientização sobre a logística reversa, meio ambiente e economia circular. Vamos expandir ainda mais nossos pontos de entrega e nossas ações ambientais sobre os resíduos eletroeletrônicos.”, enfatizou Joseíldes Medeiros, presidente da Urbana.