A equipe do Gabinete de Gestão de Crise coordenada pela secretária de planejamento de Natal, Joanna Guerra, percorreu alguns pontos da capital atingidos pelas fortes chuvas que caem desde a segunda-feira. A equipe, que contou com a presença da secretária de educação, Cristiana Diniz, da secretária adjunta de trabalho e ação social Zezinha Medeiros, do assessor especial Paulo César Medeiros, da secretária de Defesa Social Sheyla Freiras e da diretora de Defesa Civil de Natal, Fernanda Jucá, iniciou, nesta terça-feira (28), as visitas pelo Conjunto Potengi, Zona Norte da cidade.

No bairro, a lagoa do Soledade (Lagoa da Itapetinga) transbordou e desalojou famílias. Pela proximidade com a Escola Estadual José Adelino Dantas as pessoas buscaram o local para abrigo. Desde a madrugada, a Prefeitura de Natal, através da Defesa Social e Semtas atendeu a todos emergencialmente, através do envio de colchões, kit dormitório (lençol, manta, etc), alimentação, roupas, roupas íntimas e um kit limpeza.

“Viemos oferecer um equipamento municipal para abrigar as pessoas, mas os moradores preferem ficar na escola pela proximidade com suas casas, por temerem saques nos imóveis. Além disso, a maioria deles já faz parte dessa comunidade escolar”, explicou Joanna Guerra em visita ao abrigo provisório.

De acordo com a secretária, um equipamento da Secretaria de Infraestrutura estava sendo deslocado para a lagoa. “Esse equipamento vai ajudar no bombeamento da água e o nível da água deve baixar em breve. Com isso, as pessoas podem voltar para casa. Nesses casos continuaremos dando apoio, inclusive, entregando um kit limpeza para ajudar nesse retorno”, informou a secretária.

A escola está recebendo 50 desabrigados, entre adultos e crianças. Um cadastro já foi realizado pela Semtas e feita a estruturação de abrigo com entrega de donativos e alimentação para todos. “Vamos organizar também a forma de entregar cestas básicas para os desabrigados e um kit de higiene pessoal”, comentou Jessica Rocha.

Joanna Guerra reuniu todos os abrigados, explicou as ações emergenciais e o projeto que será implantado na lagoa, evitando problemas futuros no local e tranquilizando os moradores.

A equipe da Defesa Civil seguiu para assistir outros moradores atingidos pelas chuvas, nas proximidades da Lagoa Primavera e também na Lagoa do Conjunto José Sarney. “Estamos com quatro equipes da Semtas para prestar atendimento em todas as áreas da cidade”, revelou Zezinha Medeiros.

Após a chegada de mais mantimentos ao abrigo provisório, a equipe partiu para a avenida Moema Tinoco, onde parte da pista sofreu afundamento e a secretaria de mobilidade estava atuando para controlar o tráfego, além de dar apoio para o início imediato da recuperação do local pelo DNIT.