O Dia Mundial de Luta Contra a Aids é celebrado em 1º de dezembro, e durante todo o mês ações de prevenção ao HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são foco da campanha Dezembro Vermelho em Natal. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal, por meio do Núcleo Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais, pertencente ao Departamento de Atenção Básica (DAB), desenvolve durante o mês de dezembro diversas atividades nas unidades de saúde do município com a intenção de informar, desmistificar e incentivar os cuidados com as doenças.

Em Natal, até agosto deste ano, foram notificados 1.838 novos casos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), sendo 384 casos de HIV/AIDS, 1.395 de sífilis e 59 casos de hepatites virais, segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).

“A campanha Dezembro Vermelho, surgiu com o intuito de alertar a população sobre os cuidados e prevenção contra o HIV/Aids, incentivando atividades de conscientização, mobilização e assistência para prevenção da doença, além de também combater ao estigma e à discriminação de pessoas que convivem com o HIV ou Aids (PVHA)”, comenta Tayane Oliveira, coordenadora do Núcleo Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais da SMS Natal.

Além do HIV/Aids, a campanha também alerta sobre outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), doenças que podem ser causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos, como o HPV, a Sífilis e as Hepatites, por exemplo, e se não tratadas precocemente podem evoluir para quadros mais graves.

“É importante ressaltar também que o tratamento para as IST e para o HIV/Aids são gratuitos nos serviços de saúde do município, então nossa intenção é reforçar que o munícipe procure os serviços de saúde e faça regularmente testagens para descobrir se possui alguma das infecções e assim iniciar o tratamento adequado”, salienta a coordenadora do Núcleo Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais.

Tayane reforça que a infecção pelo vírus do HIV pode acontecer para qualquer pessoa, independente da orientação sexual, e que a sua transmissão, e de outras IST, pode se dá por vários meios, como na realização de sexo sem o uso de camisinha (seja sexo vaginal, anal ou oral); pelo compartilhamento de seringa por mais de uma pessoa; pela transfusão de sangue contaminado; por meio da mãe infectada com a doença que a tramite para seu filho durante a gravidez, no parto e na amamentação; e na utilização de Instrumentos que furam ou cortam que não estejam devidamente esterilizados.

HIV/Aids

Aids é uma doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), um vírus que ataca o sistema imunológico (responsável por defender o organismo de doenças), fazendo com que o sistema de defesa vá pouco a pouco perdendo a capacidade de responder adequadamente, tornando o corpo mais vulnerável a doenças.

Profilaxia Pré-Exposição (PrEP)

Um dos aliados para a prevenção do HIV/Aids, é a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), medicamento que permite ao organismo estar preparado para enfrentar um possível contato com o vírus do HIV/Aids. A PrEP é distribuída de forma gratuita pelo município, e agora conta com mais um local para dispensação do medicamento, a Unidade Básica de Saúde do Alecrim.

O uso da profilaxia é indicado para pessoas sem infecção pelo HIV, que tenham idade a partir de 15 anos, com peso corporal igual ou superior a 35 quilos, sexualmente ativas e que apresentem contextos de risco para a aquisição da infecção pelo HIV.

Locais de referência de distribuição da PrEP em Natal

Unidade de Saúde Vale Dourado

Localizada na Rua Irmã Vitória, Nº 706, bairro Nossa Senhora da Apresentação. O agendamento pode ser feito de modo presencial na unidade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 10h, ou via Whatsapp, pelo número (84) 98604-5793.

Unidade de Saúde Panatis

Localizada na Rua Milton Servita de Brito, Nº 994, no Conjunto Panatis II, bairro Potengi. Na unidade de Panatis, o agendamento pode ser feito também de modo presencial, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h na unidade, ou pelo e-mail: esfpanatis@gmail.com.

Unidade de Saúde Alecrim

Localizada na Rua Fonseca e Silva, 1129, bairro Alecrim. O atendimento acontece de forma presencial na unidade nas segundas e terças-feira, das 7h às 12h, e nas quartas-feiras das 13h às 16h.

Dia Mundial de Luta Contra a Aids

Na sexta-feira, 1º de dezembro, acontecem diversas ações nos cinco Distritos Sanitários de Natal com o intuito de alertar e informar sobre o HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), e durante todo o mês, as Unidades de Saúde de Natal desenvolvem atividades com a intenção de prevenção e rastreio das doenças.

Confira a programação da sexta-feira (1)

Distrito Norte I (a partir das 8h30)

Empresa Têxtil, localizada no distrito industrial de Natal, ofertando palestras, distribuição de preservativos masculinos e femininos além de panfletos informativos para os funcionários da empresa.

Distrito Norte II (Das 8h às 12h)

Farmácia, localizada na Avenida da Chegança, conjunto Nova Natal, Bairro Lagoa Azul, com entrega de preservativos e orientações quanto ao HIV/Aids e às ISTs.

Distrito Oeste (Das 8h às 12h)

Terminal Rodoviário de Natal, com entrega de preservativos e orientações quanto ao HIV/Aids e às ISTs.

Distrito Sul (Das 8h às 10h)

Av. Capitão Mor Gouveia, 5186, Lagoa Nova, com distribuição de preservativos masculinos e femininos, orientações sobre testagem rápida e autotestes para HIV, além de orientações sobre Profilaxia Pré-Exposição e Pós-Exposição (PrEP e PEP).

Distrito Leste (Das 8h às 12h)

Av. Rio Branco, com entrega de panfletos e distribuição de preservativos masculinos e femininos para população.