A Secretaria Municipal de Educação promoveu durante toda a segunda-feira (04), a 8ª edição da Mostra de Experiências Pedagógicas dos Professores de Educação Física do Município do Natal, conhecida como MEPEF, no Complexo Cultural da Rampa. As formações são organizadas pelo Departamento de Ensino Fundamental e o Setor de Ações e Projetos do Ensino Fundamental.

O evento, que teve lugar em um ambiente propício à troca de saberes e boas práticas, proporcionou um espaço de reflexão e aprendizado aos professores de Educação Física da Rede. “A Mostra de Experiências Pedagógicas não apenas consolidou-se como um espaço de intercâmbio profissional, mas também reafirmou a importância do compartilhamento de conhecimento para o constante aprimoramento do cenário educacional", destacou a assessora pedagógica da SME-Natal, Cybele Câmara da Silva.

A programação da mostra contemplou uma série de atividades, destacando-se uma roda de conversas, em que os profissionais de Educação Física compartilharam as experiências, discutiram desafios e propuseram soluções para o aprimoramento do ensino na área. “Fui convidada para fazer parte da mesa redonda de abertura, onde eu tive a oportunidade de falar sobre a importância da formação continuada na rede municipal, e eu trouxe como ponto principal a coletividade porque esse ano de 2023, as atividades que foram abordadas foram relacionadas às experiências dos professores na rede. Essa valorização é muito importante para que os nossos colegas tenham essa oportunidade de apresentar seus projetos, muito próximo a nossa realidade”, relatou a professora de Educação Física, Ilana Dantas Diniz, da Escola Municipal Professor Arnaldo Monteiro Bezerra.

Além disso, as apresentações dos relatos de experiências dos professores constituíram momentos de disseminação de conhecimento e inspiração entre os participantes. “Durante todo o ano compartilhamos fazeres, fizemos conexões, observamos ideias, praticamos e colocamos em prática, e enfim na MEPEF, vemos o resultado de experiências maravilhosas, encorajadas pela equipe da Formação Continuada de Educação Física e por todos os nossos colegas de formação. É um momento precioso para todos nós”, ressaltou a professora de Educação Física, Caroline Nogueira Tavares Sales, da Escola Municipal Professor José de Andrade Frazão.

A mostra contou com a participação dos secretários adjuntos de Administração Geral, Aldo Fernandes de Sousa Neto, e de Gestão Pedagógica, Naire Jane Capistrano, da SME-Natal, que evidenciam o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento e desenvolvimento contínuo da educação física na rede pública de ensino. “A riqueza das experiências compartilhadas e a dedicação demonstrada pelos professores são testemunhos claros do impacto positivo que a educação física tem em nossas escolas. Cada relato apresentado representa não apenas um momento de aprendizado, mas também um catalisador para a inovação e melhoria contínua em nossas práticas educacionais", pontuou a secretária adjunta Naire Capistrano.