Entre os vários projetos realizados pela Prefeitura, um deles destaca-se pelo cuidado com o meio ambiente e consciência ecológica e faz parte de vários eventos na cidade. O Planta Natal, que visa plantar 20 mil espécies vegetais nativas no município até o fim de 2024, tem participado de  ações conjuntas realizadas pelo município, como o Participa Natal nos Bairros - que promove serviços gratuitos nas áreas de saúde, educação, lazer, jurídica e assistencial. O projeto promove ainda o aumento da diversidade vegetal em espaços públicos e residenciais da cidade, garantindo uma melhor qualidade de vida à população. 

Nesta quinta-feira (21), 180 mudas de árvores serão distribuídas no “Natal da Inclusão”, evento gratuito que faz parte dos festejos do Natal em Natal, por meio da SECULT/FUNCART e acontece no Bosque das Mangueiras a partir das 16h. Os exemplares de plantas serão distribuídos pelo papai noel e faz parte das ações para conscientizar sobre a diversidade, e o amor ao próximo sem discriminação e capacitismo - que é a estgmatização ou preconceito a pessoas com deficiência. 

Para se tornar um tutor de uma muda existe um protocolo em que é preciso informar telefone para contato e endereço de plantio, a fim de garantir a manutenção e conservação da vegetação. A revisão de plantio verifica as condições corretas de cuidado com a espécie durante o cultivo, inspecionando a caixa de sustentação da planta, garajal e realizando podas de condução quando necessário, até que a planta já esteja madura o suficiente.  

Além dos pontos de distribuição das mudas em eventos como o “Participa Natal” e o “Natal da Inclusão”, as novas calçadas acessíveis construídas pela Prefeitura de Natal também foram beneficiadas pelo projeto e estão recebendo exemplares de árvores, o que a longo prazo deve gerar melhoria climática nas vias da cidade. 

O Planta Natal realiza o plantio das espécies Oiti, Craibeira, Tamboril, Aroeira Vermelha, Ipê amarelo, Ipê branco, Ipê roxo/rosa, Pau ferro, Mororó, Sapucaia, Jatobá, Cajueiro, Sabão de Soldado, Ubaia, Pata de Vaca, Urucum, Araticum, Murici da Praia, Mangabeira e Pitanga. Todas nativas dos biomas mata atlântica e caatinga.