O Polo Centro Histórico da cidade de Natal foi palco, neste último domingo, da 41ª edição do tradicional Desfile das Kengas. O evento, que já se tornou uma marca registrada do Carnaval local, reuniu centenas de foliões e turistas em uma celebração de música, dança e diversidade. No Polo Petrópolis, o encerramento dos shows ficou por conta de Chico César e um público que continuou a dançar mesmo quando a chuva caiu. E em Ponta Negra, Alexandre Pires também não deixou por menos e o polo registrou mais uma noite de grande público. 

"Estamos orgulhosos em realizar mais uma edição do Carnaval em Natal, superando as nossas expectativas de público em todos os polos e comprovando que o natalense gosta muito da folia de momo. Além de impulsionar nossa economia gerando emprego e renda, nós estamos promovendo um turismo de eventos. Democrático, inclusivo e com a melhor estrutura e segurança oferecida também aos turistas que escolheram a nossa capital para brincar o Carnaval”.

Com estas palavras o prefeito Álvaro Dias prestigiou o quarto dia do Carnaval em Natal repleto de atrações nacionais e locais nos sete Polos da cidade. O prefeito Álvaro Dias saudou o público acompanhado do Rei Momo e da Rainha do Carnaval, e em seguida fez questão de recepcionar a cantora Fafá de Belém no Polo Centro Histórico com o tradicional Desfile das Kengas. 

"Há muito tempo queria participar desse evento e cantar para esse público maravilhoso. Estar aqui nessa cidade linda, apresentar esse show no tradicional desfile das Kengas é uma grande realização. Essa festa é a minha cara", revelou Fafá.

Por volta das 22h, Fafá de Belém subiu ao palco. Um ícone da música brasileira, trouxe uma aura de nostalgia e emoção ao evento. Com sua voz poderosa e carisma incomparável, Fafá levou os foliões a uma viagem pelos sucessos que marcaram gerações, transformando o Carnaval de Natal em uma festa ainda mais memorável e vibrante.

“Estamos muito felizes com o resultado deste ano. O Desfile das Kengas é uma tradição que celebramos com muito carinho e dedicação. Fafá de Belém vem coroar uma construção histórica que foi feita entre a Prefeitura de Natal e a produção das Kengas”, disse o secretário de Cultura do município, Dácio Galvão.

Desfile
A concentração das Kengas teve início às 16h, com uma vibrante apresentação da Orquestra de Frevo, que aqueceu o público para as performances que estavam por vir. Às 16h30, foi a vez de Valéria Oliveira encantar a plateia com seu repertório cheio de energia e ritmo.

“Quando a gente se transforma nesse período de Carnaval, a gente fica bastante ansioso porém, hoje eu participo da comissão julgadora, já ganhei dois títulos de Kenga, nos anos de 2005 e 2015 e hoje irei eleger a vencedora deste ano”, disse Cláudio Cavalcanti, conhecido de quem acompanha a festa.

Este ano, o prêmio máximo foi conquistado pelo coletivo "Rainhas do Futuro", que arrancou aplausos e risos do público presente com sua performance única e marcante. “Este ano nós viemos com esse look cromado simbolizando a Beyoncé no seu álbum, Renascença. A gente sempre vem com a turma na intenção de brincar e não imaginávamos que iria ganhar, foi uma surpresa muito boa”, afirmaram as integrantes do grupo Rainhas do Futuro.

Após o desfile, a noite contou ainda com a presença da DJ La Promo, a cantora norte-riograndense Juliana Linhares, que animaram muito a festa em clima de comemoração à diversidade.

Polo Petrópolis

O Polo Petrópolis se transformou em um cenário mágico de celebração cultural, com destaque especial para o incrível show de Chico César. A partir das 16h, o Bloco da Greiosa deu o pontapé inicial na festa, aquecendo os corações do público com sua energia contagiante. A banda DUSOUTO e Skarimbó seguiram na sequência levando todos a uma jornada musical envolvente.

Mas foi quando as luzes do palco se voltaram para Chico César, por volta das 22h, que o verdadeiro encanto tomou conta do ambiente. Diretamente da Paraíba, o renomado artista fez jus à sua reputação, encantando a plateia com suas melodias únicas e suas letras poéticas. Seu carisma e talento envolveram a todos, criando um momento verdadeiramente especial e emocionante. Chico César, antes de subir ao palco, foi recebido pelo prefeito Álvaro Dias e secretário de Cultura Dácio Galvão. 

“Vim lá da Paraíba pra curtir esse evento e não me arrependo nem um pouco. Mesmo com a chuva caindo, a vibe desse lugar e o show do Chico César foram sensacionais, Petrópolis, ganhou meu coração. Mal posso esperar pra voltar e viver tudo isso de novo!", disse Ruana Vasconcelos, de 31 anos, que veio da Paraíba curtir a folia do Carnaval em Natal.

Apesar da chuva, o público permaneceu firme e determinado a aproveitar cada momento do espetáculo.

Ponta Negra
Nem a chuva foi capaz de espantar a multidão que se aglomerou na Praça do Gringos, cuja programação controu com o Bloco Suvaco do Careca, shows com Rafael Almeida, Debinha Ramos, Laryssa Costa, Sueldo Soares, Josi Ribeiro, Frevo do XICO, além da principal atração da noite, o cantor Alexandre Pires.

A pedagoga Sandra Alves Batista, 36 anos, veio do Rio de Janeiro com um grupo de amigas e se disse encantada com a capital potiguar. “Estou surpresa e realizada. Sempre soube que Natal era uma ótima cidade para passar férias, mas tenho que admitir que este carnaval superou minhas expectativas”, disse.

Pontualmente, às 21h, o cantor Alexandre Pires subiu ao palco e não deixou por menos. Foram 3hs de duração cantando e dançando os maiores sucessos de sua carreira. Durante o show, o cantor elogiou o público, a cidade e colocou o prefeito Álvaro Dias para dançar acompanhado também pela Rainha do Carnaval e pelo o Rei Momo.  

“É um motivo de muita alegria fazer esse Carnaval e também de realização por poder voltar a Natal. Em dois anos já cantei aqui quatro vezes e me sinto muito grato e orgulhoso por ser recebido sempre com carinho por vocês. Minha eterna gratidão”, disse Alexandre Pires.

“O carnaval não acabou. Temos sete polos com mais atrações nacionais e locais para animar a população até a quarta-feira de cinzas (14). Vamos prestigiar essa festa que foi programada com muito carinho, cuidado, e respeito ao público”, convidou o secretário Dácio Galvão. 

E hoje tem mais. Confira.

PONTA NEGRA 
DIA: 12/02-2024
FADJA LORENA
BANDA DETROIT
GERALDO AZEVEDO/PE

REDINHA
DIA: 12/02-2024
JN EXPLODE
BANDA GRAFITH
ÉRIKA SILVA

PETRÓPOLIS 
DIA: 12/02-2024
16h BLOQUINHO INFANTIL - FOBICA KIDS - PRAÇA DAS FLORES
18h FREVO DO XICO
20h PERFUME DE GARDÊNIA
22h ACADEMIA DE BERLINDA/PE

CENTRO HISTÓRICO 
DIA: 12/02-2024
16h DJ MAGRONE
17h NANDUZZ - BATALHA DA CORUJA
RAP NOVA CENA
LEOZINHO DO BA convida QDL
MEDUSAS DIRETORIA
CAZASUJA convida CAFUZO DA BXD
FILHUCAS convida APNS DELL
LUCAS RHARO convida IPCS
PRETTA SOUL
BRENO SLIK convida teagacê
MV BILL/RJ e KMILLA CDD/RJ

ROCAS 
DIA: 12/02-2024
IVANDO MONTE
PAGODE DO COXA
LÉO PATRÍCIO
BLOCO OS GRÁVIDOS (RUA)