O tradicional “Bloco dos Garis” saiu às ruas na manhã desta quarta-feira de cinzas na praia da Redinha, arrastando uma multidão de agentes de limpeza urbana e foliões. O bloco que se encontra em sua 19° edição, com apoio da Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura/FUNCART e Urbana, sai tradicionalmente na quarta-feira de cinzas, todos os anos, para dar o direito à folia aos garis que passam os quatro dias de carnaval garantindo a limpeza e organização nas vias e eventos da cidade. 

O Bloco dos Garis começou a sua concentração às 8h, ao lado do viaduto da Redinha e seguiu o percurso até a Praça do Cruzeiro, acompanhado pela banda de metais cedida pela SECULT/FUNCART. Após concluir o percurso, o grupo de foliões ficou concentrado ao lado do palco da Praça do Cruzeiro até se encontrar com o também tradicional bloco “Baiacu na Vara”. 

Ana Cristina, a rainha do bloco e funcionária da URBANA - Companhia de Serviços Urbanos de Natal, é Porta-Estandarte e Rainha do cortejo há 17 anos, desde o seu ingresso na companhia. Cristina Gari, como gosta de ser chamada, diz que sente orgulho em estar no posto há tanto tempo, e que representa a classe não somente durante o desfile no carnaval, mas ao longo do ano inteiro. “Estar à frente do bloco é muita honra, muito orgulho e muito respeito. Não só pela profissional, mas também pela empresa da qual eu tiro o meu sustento e que também dá o sustento a milhares de famílias”, afirmou Cristina. 

A classe dos garis também esteve presente em cima do palco, na Praça do Cruzeiro, desta vez como uma das atrações musicais do polo Redinha. O grupo Pagode da Limpeza, formado por auxiliares de serviços gerais, garis e servidores da Urbana, é uma das atrações a se apresentar no palco na tarde desta quarta-feira. 

A programação musical do Palco da Praça do Cruzeiro, na praia da Redinha, ainda conta com João Mendonça, abrindo os festejos; Frevo de Xico, no bloco “Baiacu na Vara”; Pagode da Limpeza, Bira Santos, Tetê Pessoa e Circuito Musical encerrando a folia.