O secretário municipal de Gestão de Pessoas, Logística e Modernização Organizacional (Segelm), Roberto Lima, reuniu-se na tarde desta segunda-feira (30), com cerca de 300 integrantes da categoria dos guardas municipais de Natal, no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), onde debateu sobre os detalhes da implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos – Geral (PCCV – Geral), da Prefeitura do Natal.

O encontro faz parte de uma série de reuniões para esclarecimentos sobre o PCCV – Geral, às diversas categorias profissionais da Prefeitura do Natal. “Aproveitei a oportunidade para mostrar aos guardas municipais os detalhes da Lei nº 4.108/92, a lei do PCCV, que só agora em 2010, depois de 18 anos, está sendo regulamentada pela gestão da prefeita Micarla de Sousa.

Também participou da reunião o secretário executivo da Prefeitura do Natal, Sylvio Eugênio de Medeiros, que fez simulações para os guardas municipais acerca de como ficará a carreira e os salários da categoria em relação a implantação do PCCV – Geral.

O comandante interino da Guarda Municipal de Natal, Izaac José Duarte, avaliou como positiva e proveitosa o encontro. “Foi uma boa oportunidade de tirarmos nossas dúvidas sobre o Plano, se teremos perdas com relação aos nossos salários, como será nossa ascensão na carreira, sobre as gratificações, como a de risco de vida, entre outras questões”, destacou Izaac Duarte.

Estatuto da Guarda

Durante o encontro o titular da Segelm explicou uma das principais dúvidas dos guardas com relação ao estatuto da categoria. “Não haverá nenhuma mudança com relação ao estatuto da categoria”, afirmou Roberto Lima.

Em sua explanação, Sylvio Eugênio fez várias simulações de como ficará a implantação do Plano. “Expliquei para os guardas sobre o abono transitório, que é um valor correspondente as gratificações que serão extintas e se transformarão em vencimentos básicos, que contarão, inclusive, para aposentadoria, o que atualmente, sem a aprovação do PCCV, não acontece”, informou Sylvio Eugênio.