A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) informa que, em decorrência do serviço de poda preventiva que está sendo realizado na cidade do Natal, a Avenida Hermes da Fonseca será interditada parcialmente na próxima segunda-feira (4), no período entre 9h da manhã e 14h30 da tarde.

A ação faz parte dos trabalhos de mitigação de risco realizado pela Prefeitura do Natal e é necessário para a segurança dos pedestres e veículos que passam pela região.  O serviço prevê a redução do volume das copas, de forma que o risco de quedas dos vegetais ou de galhos sejam reduzidos durante o período chuvoso. Na última quarta-feira (28), a Semsur deu início à poda das árvores da Rua dos Tororós. Também estão inseridos no cronograma o manejo arbóreo das avenidas Rodrigues Alves, Jundiaí, Campos Sales e Afonso Pena.

O manejo arbóreo das árvores da Av. Hermes da Fonseca será realizado através de uma equipe especializada, no contra-fluxo de veículos e contará com o apoio da STTU. Ainda assim, devido a possibilidade de congestionamento da via, a Secretaria de Serviços Urbanos recomenda aos motoristas, o uso de vias alternativas, como a Av. Romualdo Galvão.

Como agir em caso de queda de árvore

O cidadão pode contribuir na prevenção da queda de árvores públicas. Ao observar qualquer comportamento anormal de um vegetal, seja uma inclinação acentuada, grandes fendas ou fraturas, queda de galhos, presença de cupins, formigueiro ou qualquer outro tipo de comprometimento nas raízes, ele deve comunicar o fato à Semsur. A Secretaria irá realizar uma vistoria, identificar se existe risco de queda iminente e realizará a ação mais adequada para solucionar o problema.

Em caso de queda de árvores, o cidadão deve acionar o Corpo de Bombeiros, e se houver dano ou ameaça à rede elétrica, o fato precisa ser comunicado à Companhia de Serviços Elétricos do RN - COSERN. O atendimento do Departamento de Paisagismo da Semsur funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 14h, pelo telefone 3232-9845.