Diversos monumentos históricos e equipamentos públicos de Natal receberão iluminação cênica especial que serão importantes para a valorização da arquitetura de prédios históricos e estímulo ao turismo e à economia da capital potiguar. O projeto será executado pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) através da Stya Comercial, Consultoria e Projetos - empresa especializada em iluminação pública.

O serviço será iniciado pela Ponte Newton Navarro, um dos principais cartões postais da cidade e que teve sua iluminação cênica retirada em decorrência dos constantes furtos de materiais. A ponte vai receber 200 projetores de LED RGB, com tecnologia que possibilita a troca e a mistura de cores de maneira remota.

A iluminação cênica também será reinstalada no Viaduto Estaiado da avenida Prudente de Morais e no Pórtico dos Reis Magos (ambos com equipamentos danificados em decorrência dos furtos de cabeamento), além de outros monumentos e prédios históricos da cidade. O critério para escolha desses locais foi a importância histórica e a representatividade para o turismo da cidade.

O conceito de iluminação cênica, quando aplicado nas cidades para uma iluminação urbana, tem o objetivo destacar elementos da arquitetura por meio da projeção de luz mais estética e artística, valorizando os ambientes urbanos. De acordo com o secretário de Serviços Urbanos da Prefeitura do Natal, Irapoã Nóbrega, as luzes cênicas nos monumentos fazem parte do plano de modernização da iluminação pública que está sendo implantado em Natal.

“A Semsur vem trabalhando para melhorar a iluminação da cidade e a implantação das luzes cênicas é mais uma etapa do trabalho da gestão Álvaro Dias para fazer uma cidade para as pessoas. Muito em breve começaremos o serviço e nossos cartões postais terão nova identidade”, afirmou.