Na manhã desta quinta-feira (14), ocorreu no Salão Nobre da Secretaria Municipal de Educação a primeira reunião da Comissão Eleitoral Central das Unidades de Ensino da Rede Municipal de Natal. Esta devida comissão é responsável pela condução do processo eleitoral para escolha dos gestores (administrativo e pedagógico) das 147 unidades de ensino que vai acontecer ainda este ano.

Durante o encontro, os membros da comissão analisaram a Lei de Gestão Democrática n° 147/2015 e deram início à elaboração do cronograma das eleições para os diretores da Rede Municipal de Ensino que está prevista para acontecer na primeira quinzena de novembro, mas a data oficial ainda será acordada nas próximas reuniões de acordo com a presidente da comissão eleitoral Juliana Dal Ava Augusto. “Esta primeira reunião marca o início de um processo fundamental para a nossa comunidade educacional. Estamos dando os primeiros passos na organização das eleições para os diretores das escolas municipais, e é crucial que todos os envolvidos compreendam o papel da Comissão Eleitoral e os procedimentos que serão adotados”,  destacou Dal Ava Augusto.

A Comissão Eleitoral é formada por representantes (titulares e suplentes) da comunidade educacional, incluindo a Secretaria Municipal de Educação, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (Sinte-RN), o Fórum dos Gestores das Escolas Municipais de Natal (Fogem), o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Natal (Sinsenat), a Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae), além de pais e estudantes da Rede Municipal de Ensino.

Essa iniciativa visa assegurar um processo democrático e participativo na escolha dos diretores, refletindo o compromisso com a transparência e a representatividade na gestão educacional. “Os estudantes desempenham um papel fundamental nesse processo eleitoral, e como segunda secretária da comissão, digo que é nosso dever garantir que nossas necessidades e interesses sejam considerados na escolha dos diretores das escolas”, citou Yasmim Eduarda Oliveira do Nascimento, estudante da Escola Municipal Professora Palmira de Souza.