Capacitações, oficinas, premiação e exposição de arte são algumas das atividades programadas para a Semana da Água 2024, promovida pela Prefeitura do Natal através da Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico do Município do Natal (ARSBAN) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB). Com o tema “Á Água nos Une, o Clima nos Move”, o evento é anual e comemora o Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março.

A Semana da Água tem como objetivo informar e conscientizar a população sobre a importância dos recursos hídricos para o equilíbrio do meio ambiente e a qualidade de vida, incentivando o consumo consciente e o combate ao desperdício. A programação visa compartilhar experiências e conhecimentos sobre a gestão dos recursos hídricos a partir de diferentes olhares, além de propiciar o diálogo entre a Agência Reguladora e a sociedade.

As atividades se iniciaram na última segunda-feira (18 de março), com a inauguração da Exposição “Caminho das Águas: Sanear com Arte”, parceria entre ARSBAN e Fundação Capitania das Artes (FUNCARTE). O objetivo principal da exposição é o de conscientizar a população acerca da preservação das águas subterrâneas para o equilíbrio do abastecimento na cidade do Natal, isso através de 12 obras de artes ganhadoras do edital lançado em 2022. A exposição segue em exibição ao longo dos dias no Shopping Midway Mall.

CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES

Como o tema de 2024 une clima e recursos hídricos, a Agência Reguladora propôs eleger uma escola municipal que investe em medidas sustentáveis no seu espaço, demonstrando iniciativa para reflexão das nossas atitudes frente às mudanças climáticas, para realizar capacitações voltadas para a educação ambiental. A escola escolhida para essa primeira atividade foi a Escola Municipal Professora Terezinha Paulino de Lima, no bairro de Nossa Sra. da Apresentação, na Zona Norte da capital.

Entre os dias 11 e 12 de março, a ARSBAN realizou a capacitação do corpo de professores da escola sobre a importância da conscientização de crianças e adolescentes para a economia no uso da água, o reaproveitamento e a importância da proteção ambiental para o ciclo hidrológico. Nos dias 20 e 22 de março, serão realizadas as primeiras oficinas coletivas junto aos estudantes, propondo aos professores que participaram da capacitação que realizem uma série de atividades com materiais e jogos educativos distribuídos pela ARSBAN, com foco no tema proposto pela Semana da Água.

SOLENIDADE E MENÇÃO HONROSA

ARSBAN, SEMURB e Secretaria Municipal de Educação (SME) promoverão a solenidade de encerramento da Semana da Água 2024, que vai acontecer no dia 22 de março, no auditório do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, às 14:00 horas. Na ocasião, que contará com a presença do corpo de alunos, professores e direção da Escola Municipal Professora Terezinha Paulino de Lima, a ARSBAN vai realizar a entrega da menção honrosa à escola pelo papel social e de trabalho ambiental, como modelo a ser seguido por outras escolas do município.

Em seguida a SEMURB vai realizar uma palestra educativa apresentando o parque como um importante instrumento de preservação e educação, além de ser um dos mais valiosos pontos de recarga do lençol freático que abastece os poços subterrâneos da capital potiguar. Por fim, a secretaria vai reinaugurar as visitas guiadas à torre do parque, criado em 2006 pelo arquiteto Oscar Niemeyer.