Quem não tem computador em casa, nem oportunidade de frequentar uma lan house sabe o quanto é difícil ficar excluído do mundo digital. Para esses cidadãos, a Prefeitura do Natal oferece os Telecentros Comunitários, onde as pessoas podem se beneficiar de serviços como conexão a internet para realizar pesquisas, e cursos on line. Os Telecentros são unidades descentralizadas da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social ( Semtas).

Para se ter uma idéia do potencial de alcance das unidades, desde a inauguração dos Telecentros, em janeiro de 2010, até hoje, mais de 3 mil pessoas já foram incluídas no mundo digital. “Esse volume de natalenses circulando nas unidades dos Telecentros representou mais de 33.675 acessos aos computadores. Ficamos satisfeitos em saber que essa é mais uma conquista da Semtas em prol dos cidadãos que mais precisam. É importante frisar que os Telecentros são também uma excelente ferramenta de qualificação profissional, já que o cidadão pode fazer nos telecentros os cursos de maneira on line e assim se capacitar para o mercado de trabalho”, explica o secretário da Semtas, Alcedo Borges.

Além do acesso livre à internet, os Telecentros também são espaços para a realização de qualificação profissional, por meio do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), visando à promoção da Inclusão Digital e Social das comunidades. “De janeiro a agosto deste ano, já realizamos 12 cursos de ABC da Informática, com conteúdo relacionado a inclusão digital, com carga horária de 32h, e certificado de conclusão e apostila didática. Este curso tem como público-alvo quem tem dificuldade ou nunca usou um computador, e abrangeu todas as unidades, beneficiando 649 alunos”, ressalta o secretário da Semtas.

As sete unidades de Telecentros foram estrategicamente distribuídas nas quatro regiões administrativas da cidade para facilitar o acesso do cidadão à internet. Os Telecentros estão em Cidade Nova, Guarapes, Lagoa Seca, Mãe Luiza, Neópolis, Panatis e Ribeira (Funcarte). “Cada um deles é equipado com 11 computadores conectados à Internet em banda larga, funcionando nos turnos manhã e tarde, de segunda a sexta”, afirma a coordenadora do Telecentros no município, Jaqueline Ramalho.

Saiba onde fica o Telecentro Comunitário mais perto de sua casa:
- Bombeiros – Avenida Alexandrino de Alencar, 908, Lagoa Seca.
- Instituto Norteriograndense de Cidadania – Avenida das Alagoas, 544, Neópolis.
- Oscip - Gente Feliz – Trav. Getúlio Vargas, 452, Cidade Nova.
- CRAS - Guarapes – Rua Novo Guarapes, s/n, Guarapes.
- ProJovem – Avenida Maranguape, 1221, Panatis.
- Oscip Afim – Rua João XXIII, 1573, Mãe Luiza.
- Funcarte - Telecentro da Biblioteca Municipal Professor Esmeraldo Siqueira. Avenida Câmara Cascudo, 434, Ribeira.
Dúvidas ou sugestões, entre em contato a Coordenação Geral do Telecentro Comunitário: 3232-9304.