Cerca de 200 professores da rede municipal de Natal estarão participando amanhã e depois (2 e 3/9), da 4ª edição do Seminário Potiguar Prazer em Ler. O evento promovido pelo Instituto C&A, Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE) e a Secretaria Estadual de Educação, tem a parceria da Secretaria Municipal de Educação de Natal (SME).

O seminário será realizado no Centro Municipal de Educação Aluízio Alves (CEMURE), em Cidade da Esperança, reunindo personalidades como os escritores Marina Colassanti e Mário Prata. O tema desse ano é “O lugar da leitura literária na escola”. A proposta do seminário é estimular a troca de experiências entre escritores e educadores da várias instituições de ensino de todo o Rio Grande do Norte.

Para a secretária adjunta de Gestão Pedagógica da SME, a professora Tânia Leiros, o Seminário Prazer em Ler representa um momento privilegiado de formação dos professores, pois congregam, numa tônica reflexiva, questões teóricas e práticas sobre a promoção da leitura literária para crianças e jovens, a partir de situações vividas no cotidiano escolar.

O Seminário Prazer em Ler busca promover a formação de novos leitores e desenvolver dentro do ambiente escolar, o gosto pela leitura. O seminário contribui também, com a formação continuada dos professores, firmando a leitura como prática social na formação do cidadão. A SME é parceria do evento por acreditar na evolução desse processo. Todos os professores da rede municipal de educação de Natal participam durante o ano de um constante processo de formação continuada.

De acordo com a professora Tânia Leiros, “a parceria da SME com o Instituto C&A e o IDE, traz a oportunidade de melhoria da qualidade social da educação, por entender que o problema do analfabetismo deve ser enfrentado com um largo investimento na formação do professor e na valorização da cultura literária nas escolas da rede municipal de Natal”.